“A favor ou contra Cristo?” | Reflexão de Padre Nilton Boni, CMF

O velho ditado “diga-me com quem andas e lhe direi quem és” se aplica e muito aos cristãos atuais. Mas aqui, podemos parafrasear com o seguinte: “diga-me em qual Cristo professas a fé e lhe direis quem és!”. Para muitos soará herético refletir sobre isso, pois dá a impressão de que temos muitos ‘cristos’ na sociedade. E a resposta pode ser afirmativa para um grupo de pessoas que seguem falsos messias ou líderes que massageiam seus egos e não o Cristo do Evangelho. Na concepção do cristão encontrado pelo amor de Deus há um único Senhor Ressuscitado, Jesus de Nazaré, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. No entanto, o que vemos atualmente é uma proliferação de cristos fabricados por fanáticos e assaltantes do sagrado que manipulam a Palavra da Verdade para atrair escravos e adoradores do mal. Eles sempre usam do Evangelho para se blindar e condenar, arquitetam seus argumentos para convencer seus súditos e fazê-los crer que são perfeitos. E infelizmente, também dentro da nossa Igreja temos batizados que seguem esses mitos e geram sofrimento incutindo medo e ideologias que jamais foram ditas e vividas pelo Cristo Filho de Deus.


Pensam que estão afirmando sua crença, mas na verdade estão se separando da graça quando negam o direito das pessoas e espalham divisões. Quem age e fala em nome de Deus jamais pode “injuriar e espalhar medo ao seu redor” (Jr 20,10) e ser racista, preconceituoso, intolerante, perverso, injusto. É muito fácil conhecer esses cidadãos travestidos de bondade, basta discernir suas falas, prestar atenção em seus diálogos, ver seus comportamentos. A suposta inteligência dessas pessoas é agressiva e autoritária, enquanto a de Jesus é amor, mansidão e zelo.


“Aquele que me negar diante dos homens eu negarei diante do Pai” (Mt 10,33) e se nega Cristo por pensamentos, palavras, atos e omissões, por anunciar com a vida o que é contra o Evangelho, por mentir e ignorar que a fé é compromisso de salvação com o próximo. Cuidemos para que nossas transgressões não levem à morte nossos irmãos, pois a salvação passa pela nossa fé. “Humildes o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor!” (Sl 68). Paz e bênçãos!


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑