Por Pe. Hermes A. Fernandes
No último dia 06, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, comemorou 49 anos de ministério sacerdotal. Nosso blog, mesmo que de forma tardia, não poderia deixar de fazer festiva memória desta tão importante data. Nosso amado arcebispo de Aparecida ficou marcado em nossos corações por sua coragem profética, sua fé inabalável nas adversidades e seu compromisso com a ética e o bem comum.
Pedimos licença à página da Arquidiocese de Aparecida na web, e transcrevemos aqui a história de vida e itinerário missionário deste nosso grande pai na fé, Dom Orlando.
“Dom Orlando Brandes nasceu a 13 de abril de 1946 em Urubici/SC. É filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt (in memorian) e possui seis irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário João Vianney, da Diocese de Lages.
Em 1968 concluiu o curso de Filosofia na UCP, em Curitiba/PR. Desenvolveu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Academia Alfonsiana (Roma/Itália), especializando-se em Teologia Moral, em 1973. Recebeu a Ordenação Presbiteral em Francisco Beltrão/PR a 6 de julho de 1974.
Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 9 de março de 1994, o 3° Bispo da Diocese de Joinville. Escolheu como lema: “Somos operários de Deus” (1Cor 3, 9). Sua Ordenação Episcopal e Posse canônica ocorreram no dia 5 de junho de 1994, memória de São Bonifácio, na Catedral São Francisco Xavier, em Joinville/SC.
Aos 10 de maio de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando, 4º Arcebispo da Arquidiocese de Londrina. A posse canônica aconteceu no dia 23 de julho de 2006.
Em 2007, como Delegado dos Bispos de Santa Catarina, participou da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe, que foi realizada em Aparecida e contou com a presença do Papa Bento XVI.
No dia 16 de novembro de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco o 5º Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida. Sua posse canônica aconteceu no dia 21 de janeiro de 2017, às 09h00, na catedral da Arquidiocese, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Na 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 1º a 10 de maio de 2019 em Aparecida, Dom Orlando Brandes foi eleito suplente de delegado junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Aos 17 de maio de 2019, o Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes, Administrador Apostólico da Diocese de Limeira, cargo no qual permaneceu até 18 de janeiro de 2020, quando Dom José Palau tomou posse como novo Bispo daquela Igreja particular.”
Aos 24 de maio de 2023, o Santo Padre, o Papa Francisco, confirma Dom Orlando como Arcebispo de Aparecida até que o mesmo complete 80 anos. Em especial deferência a tão fecundo ministério. Por que calar a voz dos profetas?
De nossa parte, gostaríamos de manifestar nosso especial afeto, confiança e lealdade a tão virtuoso pastor. Não obstante a enxurrada de agressões a ele dirigida, segue firme em seu compromisso com o Evangelho e com a Igreja. Aliás, já nos dizia Oscar Romero (São Romero da América): “quando em tempo de opressão, a Igreja não é perseguida, é porque se faz conivente“.
Querido Dom Orlando, somos gratos por seu testemunho de fé e coragem em defesa do Evangelho. Queira Deus que nossas comunidades aprendam do senhor a fé e o discernimento necessários para escolher sempre o lugar certo. Acolhendo, amando e – sobremaneira – colocando-se sempre ao lado dos empobrecidos, os pequeninos de Jesus.
Benza Deus por seu tão edificante testemunho! Vida longa ao nosso amado profeta de Aparecida!
Deixe um comentário