Sobre alguns que dizem estar a Igreja sob ameaça de cisma

Por Pe. Hermes A. Fernandes

Aqueles e aquelas que se opõem aos sonhos de uma Igreja em saída, aos novos ares do amor; geralmente são pessoas apegadas ao poder e à teologia do medo. Querem uma Igreja fechada, pois esta favorece a carreirismos. A Igreja-poder sempre frustrou o Evangelho. Paulo Apóstolo foi o primeiro a entender que precisamos de uma Igreja que se abra ao mundo, às diferenças, a todos e todas. Uma Igreja fechada em si mesma só consegue se manter enquanto Instituição. Porém, a instituição sufoca a intuição… O Evangelho é fogo, vento, inspiração, mudança. Uma Igreja presa na tradição, enquanto fechada na sua estrutura, equivale-se ao Judaísmo Formativo do tempo de Jesus. O Messias se opunha a isso. Uma religião que exclui, marginaliza, condena. O Evangelho acolhe, integra, resgata.

Papa Francisco não pretende uma cisão. Pretende resgatar o Primeiro Amor. Um cristianismo referenciado no Cristo. Não em nossos preconceitos, pedagogias de poder…

Sobre as mudanças propostas pelo Papa, só tenho algo a dizer: eu acho é pouco! Que nosso Bom Pastor, Papa do Amor, tenha ainda tempo de nos provocar mais ainda ao amor total. Incitar a Igreja a uma conversão à Jesus! Quem ama acolhe, integra, ressignifica, dignifica. Estou com o Papa e com a CNBB. Não posso seguir a Jesus sozinho. Confio em nossos pais na fé…


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑