3º Domingo da Páscoa: “Uma Nova comunidade” | Reflexão do Diácono Bernardo Tura

A Palavra de Deus neste domingo nos chama a refletir sobre como devem ser as relações entre nós a partir da Ressurreição, se acreditamos que este fato torna novas todas as coisas. Devemos pensar se a forma como convivemos uns com os outros não deve ser iluminada por essa mudança.

Na primeira leitura, Pedro conversa com os judeus e mostra que eles erraram ao entregar Jesus e exigir a sua morte. Ensina-lhes que “O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó” ressuscitou. O Filho veio para salvar o mundo. Pedro age como um profeta que denuncia o erro e anuncia o Reino. E vai além oferecendo perdão a todas as pessoas. Nossas relações não devem ser baseadas no julgar e condenar e sim no amor e na reconciliação.

Na segunda leitura, João nos lembra que temos um Defensor junto ao Pai, que Jesus irá se colocar ao nosso favor quando pecarmos, mas isso também significa que nos comprometemos a guardar seus mandamentos, que o verdadeiro amor a Deus passa por uma vida pautada por eles.

No Evangelho, Jesus ressuscitado se encontra com seus discípulos e lhes saúda com o desejo de paz. Frente ao assombro e medo, o Filho não age condenando-se sim compreende seus limites e suas fraquezas e lhes dá o que é necessário para sanar suas dúvidas. Compreender o outro é a marca de quem segue Jesus. Em seguida, Jesus explica as Escrituras, pois não quer um seguimento cego e sim uma opção de vida pensada. Seguir Jesus é dar razões à nossa esperança de forma verdadeira nas palavras e nas ações.

Quanto a nós, vamos sair no mundo e anunciar uma nova sociedade, onde se busca a paz e a justiça, esperando que nossas relações sejam baseadas no diálogo amoroso e na amizade social, que busquemos a compreensão e a misericórdia para atender as necessidades – principalmente das periferias sociais e existências – e que isto seja um compromisso. Caminhemos na busca de um mundo de acolhimento e inclusão, com boas relações entre nós e a mãe terra para que um dia cheguemos à terra sem males.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑