“Deus ama e perdoa, não quer punir ninguém” | Reflexão para o 10° Domingo do Tempo Comum | Diácono Bernardo Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre como Deus se relaciona conosco. É muito comum criarem a ideia de um Deus rígido e carrasco, que age na dinâmica de vigiar e punir, porém a realidade é muito diferente pois Ele é a fonte do perdão sem medida e da inclusão radical.

Na primeira leitura, vemos como o pecado entrou na nossa vida, pois este não é próprio do ser humano e a mentira foi o mal escolhido para que o pecado entrasse no mundo. Depois disso, toda a natureza foi deturpada e isto é anunciado por Deus. Não se trata de punir e sim de avisar as consequências de uma escolha.

Na segunda leitura, Paulo nos anuncia uma outra realidade. É a possibilidade da nossa Salvação, pois a “abundância da graça em um número maior de pessoas” é motivo de Glória para o Senhor e que vivemos em uma fé, que na realidade não podemos ver ou palpar.

No Evangelho, Jesus nos diz que todo o pecado será perdoado. Aqui me lembro do salmo “Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?” Temos dificuldade de entender que não somos definidos por nossos pecados e sim pelo tanto que amamos e é por isso que Jesus define sua família como “Quem faz a vontade de Deus”. A verdadeira família é baseada na fé e no amor, então Ele nos lembra: “Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se”.

Quanto a nós, vamos sair no mundo para levar o amor, acolher e incluir as pessoas criando comunidades de fé e de amor. Vamos construir uma sociedade onde haja uma real amizade social manifesta nos cuidados com as pessoas – principalmente nas periferias sociais e existenciais – e no compromisso com a mãe terra. Viver uma real sinodalidade onde as pessoas sigam juntas e em unidade com suas diferenças, pois o diálogo amoroso estará presente; assim construiremos uma terra de justiça e paz até chegarmos à terra sem males.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos!
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑