“O Pão da Vida nos alimenta na caminhada” | Reflexão para o 19° Domingo do Tempo Comum com Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre qual é o significado do Pão da Vida.  Afinal o pão é um alimento comum no dia a dia das pessoas – ainda que falte em muitas mesas – e talvez seja por isso que nossa comunhão com Deus se manifeste nas atividades cotidianas. 

Na primeira leitura, vemos Elias, que como profeta não se cala diante das injustiças contra o seu povo, tão sem esperança que quer abandonar a sua missão. Ao ser acudido pelos anjos, recebe o pão vindo do céu. O Pai sabe das nossas fraquezas e nos apoia quando nos comprometemos com a justiça e a paz e, alimentados pelo Pão da vida, devemos seguir sempre em frente. 

Na segunda leitura, Paulo nos chama para a caminhada até o dia da libertação e nos pede que façamos isto construindo uma sociedade onde reine a amizade social, que evitemos “amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias” e que sejamos bons e compassivos como Jesus nos ensinou.

No Evangelho, Jesus precisa explicar o que significa ser “o pão que desceu do céu”, para algumas pessoas que estão presas à visão antiga da fé. De fato, seguir com a Boa Nova exige uma mudança na forma de viver e de pensar as relações com a sociedade, o que só é possível se entendermos que Jesus é Deus, que veio ao nosso encontro para nos libertar e nos chamar para caminhar para o Reino dos Céus.

Quanto a nós, vamos sair no mundo alimentados pelo Pão da Vida e, por isso, buscar um mundo melhor com justiça e paz; vamos cuidar das necessidades das pessoas – principalmente as das periferias sociais e existenciais – promovendo a vida e a dignidade humana. Importa usar o diálogo amoroso para buscar a amizade social e criar uma sociedade que acolha e inclua as pessoas, lembrando do nosso compromisso com o cuidado da casa comum na caminhada para a terra sem males.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑