“O Senhor faz maravilhas” | Assunção de Maria | Reflexão com Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre as maravilhas que Deus fez em nossa história. Devemos ver que seu amor por todas as pessoas sempre busca a justiça, a proteção da vida e das periferias do mundo.

Na primeira leitura, João tem uma visão que nos enche de esperança: a mulher grávida que nos trará um príncipe justo e pacífico. No entanto, há também uma grande ameaça que é um dragão que deseja a morte de ambos. O Senhor realiza a maravilha de salvar ambos e isso nos ensina que devemos estar a favor da vida.

Na segunda leitura, Paulo nos lembra que Jesus, ao ressuscitar, venceu a morte e que sua conduta supera a desobediência de Adão. Acho maravilhoso pensar que o Filho de Deus escolheu assumir a natureza humana e me chama muita atenção que isto nos lembra que a dignidade das pessoas é um dom divino e que devemos sempre nos comprometer em promovê-la.

No Evangelho, vemos o exemplo de Maria, que se coloca à disposição de Isabel, pois sabe que ela precisa de ajuda. A empatia é uma característica de quem segue Jesus. Além disso, Maria nos lembra do Senhor que faz maravilhas. Ele é misericordioso, é bom, promove a justiça e protege os humildes. Deus quer que participemos ativamente do plano da Salvação e chamou homens e mulheres para nos fazer aprender isto.

Quanto a nós, vamos sair no mundo para levar a todas as pessoas as maravilhas do Senhor. Vamos caminhar num mundo comprometido com a vida e a dignidade humana, numa sociedade que busca a paz e a concórdia, num local onde há a preocupação com as necessidades das pessoas – principalmente as das periferias sociais e existenciais – e a busca da justiça e da paz. Intentamos nos comprometer com o cuidado da mãe terra para que todos tenhamos vida e vida em abundância. No fim desta caminhada nos encontraremos com Maria na terra sem males.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑