“Profecia, esperança e amor pelos pequenos” | 23° Domingo do TC | Reflexão de Diácono Bernardo Rangel Tura

A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre o compromisso que Deus tem conosco. Ele nos ama e quer salvar e libertar as pessoas de todas as opressões e injustiças, o que me faz pensar em como é possível que nós também não façamos o mesmo.

Na primeira leitura, Isaías anuncia uma grande alegria. É o Senhor que vem e traz a justiça, restaura a ordem curando cegos, surdos e outros doentes, mas também faz brotar água no deserto, garantindo vida em plenitude; por isso o salmo nos fala sobre libertar os cativos, alimentar os famintos e trazer justiça aos que são oprimidos.

Na segunda leitura, Tiago lembra a quem segue Jesus que este “não deve admitir acepção de pessoas” e vai além lembrando que o preconceito nos torna “juízes com critérios injustos” e isto nos afasta de Deus. Neste ponto, o que se destaca é a atenção aos pobres. Entender este movimento como uma postura profética é importante, pois hoje vivemos numa sociedade que persiste com um especial preconceito contra eles.

No Evangelho, Jesus, estando numa terra de pagãos, é confrontado com um homem que não pôde se comunicar. Sobre o surdo pesavam várias questões que eram motivos de exclusão social, mas para o amor não existem barreiras! Jesus realiza as três curas – física, espiritual e social – de forma imediata e sem buscar nenhum ganho pessoal. Neste contexto, me chama atenção que a comunidade se sentia impelida a anunciar os sinais de Jesus, a partir da cura. Será que promover a vida em plenitude não é o caminho para o Reino de Deus?

Quanto a nós, vamos sair no mundo como profetas e dar esperança às pessoas. Precisamos promover a dignidade humana e garantir vida em plenitude, principalmente nas periferias sociais e existenciais; devemos ir além e buscar um ambiente saudável restaurando o equilíbrio com mãe terra. Esta é uma caminhada difícil, mas valerá a pena.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑