A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre o que significa a Sabedoria de Deus, como podemos seguir sua Palavra e o que é o centro da sua mensagem, que salva e santifica. Nossa fé não é algo estático e descolado da realidade terrena e sim algo dinâmico, vivo na história do povo.
Na primeira leitura, o autor nos fala que busca uma Sabedoria, que vale mais do que qualquer riqueza ou tesouro e que frente a ela tudo mais perde o sentido. Esta Sabedoria, que salva e liberta, deve nos dar uma dimensão espiritual, mas também uma observância da Palavra divina.
A segunda leitura nos lembra que a “ Palavra de Deus é viva, eficaz”. Ela nos guia e nos chama a ver o mundo através dela; deve ser a base dos “pensamentos e as intenções do coração” e não adianta seguir regras e convenções se não a tivermos em nosso coração. A Sabedoria e a Palavra de Deus estão intimamente ligadas, pois são duas faces de uma mesma moeda. Nelas baseamos nossas vidas e por elas seremos julgados.
No Evangelho, Jesus é abordado por uma pessoa que segue os ditames religiosos piedosamente, mas ainda não se sente apta para a vida eterna. Jesus lhe lembra os mandamentos que estão ligados à forma como se trata as pessoas e então o Mestre lhe chama a amar as periferias do mundo e isso é demais para ele. De fato, a Sabedoria ainda não lhe é o bem mais valioso, ele não foi liberto do egoísmo e da indiferença. Seguir a Palavra é a forma de obter a Sabedoria e isto implica em mudar nosso pensar e buscar novos valores e outros compromissos. Pode ser difícil, mas “para Deus tudo é possível”.
Quanto a nós, vamos sair no mundo em busca da Sabedoria que salva e liberta, guiados pela Palavra do Senhor. Vamos cuidar das famílias, nos comprometer com a verdade, proteger a vida, promover a dignidade humana – principalmente das periferias sociais e existenciais – e buscar uma sociedade com paz e justiça social, em harmonia com a mãe terra para juntos chegarmos na terra sem males.
A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Deixe um comentário