“O Reino de Jesus não é deste mundo” | Reflexão para a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, com Diácono Bernardo Rangel Tura

A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre o sentido da realeza de Jesus e a natureza de seu Reino. Aqui é necessário ter o cuidado de não cair na tentação de transformá-Lo num rei terreno, num monarca de poder e força, mesmo não sendo isso que vemos em sua história.

Na primeira leitura, Daniel em sua visão nos fala de Jesus e o caracteriza como “filho de homem”, que veio para receber o Reino. Isto me chama atenção, pois pouco antes ele falava de criaturas terríveis e poderosas e claramente o Reino, que está sendo mencionado, não é baseado em força ou autoridade. Chama atenção também que o Filho é representado como um ser humano e isso me lembra de refletir sobre a importância da dignidade das pessoas no Reino de Deus.

Na segunda leitura, João nos indica a marca maior do Reino ao afirmar que Jesus nos ama e não há nenhuma condição prévia para o amor d’ Ele. Frente a opressão dos reinos deste mundo, temos a libertação do Reino do amor incondicional.

No Evangelho, Jesus é confrontado por um rei terreno e questionado sobre sua realeza e, ao afirmar “O meu reino não é deste mundo”, deixa claro o que penso e acrescento. Nosso Rei lava os pés dos discípulos, vive entre os pobres, acolhe os excluídos e – mesmo nas situações mais violentas – escolhe sempre a paz. Sim, o seu Reino não é deste mundo e nós não podemos querer que Jesus seja um rei como tantos outros deste universo.

Quanto a nós, vamos sair no mundo e nos esforçar para construir o Reino com amor, acolhimento e inclusão radical; com justiça e paz numa sociedade onde a vida e a dignidade humana sejam garantidas, principalmente nas periferias sociais e existenciais e que o cuidado com a casa comum seja uma realidade. Esta caminhada vai valer a pena, pois com ela chegaremos à terra sem males.

A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑