“Caminha na verdade e no amor” | Reflexão para o 1° Domingo do Advento, com o Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre como devemos agir a partir da realidade da Encarnação de Deus. Nossa caminhada é difícil pois há várias vozes querendo colocar palavras na boca de Deus, porém devemos nos basear no que diz o salmo: “Verdade e amor são os caminhos do Senhor”

Na primeira leitura, Jeremias anuncia um tempo de justiça e salvação para a humanidade. Me chama a atenção como a justiça é algo desejado por Deus e como Ele se preocupa em trazê-la – principalmente – para os que mais sofrem. Esta verdade nos mostra como é grande o amor de Deus para com a humanidade.

Na segunda leitura, Paulo fala aos tessalonicenses sobre a santidade perfeita, que é caracterizada por um amor que transborda. Isto é muito importante pois, num mundo que quer excluir e marginalizar as pessoas, dizer que a santidade é um amor transbordante muda nossa visão e nosso agir.

No Evangelho, Jesus nos anuncia o fim dos tempos e nos alerta para estarmos preparados, pedindo que rezemos para não nos tornarmos insensíveis pela gula, embriaguez e preocupações. Isto me faz refletir sobre a insensibilidade, que é a falta do amor e que as condutas egoístas são injustas por natureza. Porém quem caminha no amor e na verdade receberá o Filho do Homem de pé e com a cabeça erguida.

Quanto a nós, vamos sair no mundo mostrando que a verdadeira santidade é o amor transbordante, que a justiça desejada por Deus é a garantia de vida em plenitude para todas as pessoas – principalmente as das periferias sociais e existenciais –, que é necessário defender a vida e a dignidade humana, buscar uma sociedade com amizade social e cuidar da casa comum. Sei que é uma caminhada longa e difícil a construção do Reino de Deus, mas chegaremos juntos, de pé e com as cabeças erguidas na terra sem males.

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑