“Caminhar no amor e na alegria” | Reflexão para o 3° Domingo do Advento, com Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre como deve ser a nossa caminhada na Fé. Muitas pessoas se preocupam com uma observância rígida de preceitos e têm uma visão de que tudo deve ser de forma dura e triste, mas o que ouvimos das leituras é justamente o oposto disso: devemos ser alegres e amorosos, sempre buscando a paz e a justiça.

Na primeira leitura, Sofonias nos fala da alegria de Sião pelo resgate de Jerusalém, que ocorre porque Deus está no meio deles e isso os livra do desânimo e das dúvidas. Esta é a alegria típica de quem resolveu seguir com Ele. Não é um sentimento desconexo da realidade, mas a certeza de que iremos superar todo o mal.

Na segunda leitura, Paulo clama aos filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Ele não está falando de uma atitude desconexa da realidade e sim de uma disposição de entender que ao seguir Jesus mudamos a forma de ver as situações da vida e que precisamos mostrar ao mundo a nossa bondade.

No Evangelho, vemos João que já anuncia a mudança de vida que Jesus iria nos ensinar. Primeiro não devemos excluir ninguém, seja por serem pecadores, seja por serem diferentes de nós, mas nos pede amor e solidariedade com os que precisam; nos solicita sermos justos e nunca oprimir; não usar da força e permanecer na verdade. Para deixar claro que não é o Messias, nos avisa que virá alguém que é muito maior que ele e que nos dará um batismo muito mais importante.

Quanto a nós, vamos sair no mundo, alegres e confiantes. Nosso caminho não é fácil, mas não estamos sozinhos. Vamos mostrar o amor de Deus ao mundo, garantindo o acolhimento e a inclusão radical com justiça e paz na sociedade, que a vida e dignidade humana sejam garantidas, principalmente nas periferias sociais e existenciais, e que o cuidado com a casa comum seja uma realidade. Enfim, chegaremos felizes na terra sem males.

A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑