A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre a realidade do amor de Deus por nós e como isto levou o Divino a enviar seu Filho para a missão de salvar toda a humanidade, portanto isso nos conduz a uma missão de amor por todas as pessoas.
Na primeira leitura, Miqueias nos anuncia o envio de um pastor para cuidar do povo, que virá da pequena Belém, uma cidade quase insignificante. Isto nos lembra a expressão de amor, mostrando que Deus age através dos humildes e dos simples. Ele transforma o que é pequeno e ordinário em algo extraordinário.
A segunda leitura nos mostra que o verdadeiro sacrifício não é feito por bens materiais e sim pelo compromisso com o plano Salvífico do Pai e como Jesus se comprometeu com esse plano. Hoje, seguir Jesus é assumir o compromisso de amor com a missão de cuidar de todas as pessoas e de toda a Criação. Este é o convite que foi feito ontem, hoje e será feito amanhã.
No Evangelho, vemos Maria, logo após a Anunciação, se dirigir para a casa de Isabel. Vemos aqui um traço interessante da missão: mesmo sendo a mãe do Salvador, Maria se coloca de forma humilde. Ela vai cuidar de Isabel. A mesma simplicidade atribuída a cidade de Belém é adotada por ela, quem segue em missão não quer ser grande ou ser reconhecido e sim partilhar o amor de Deus na forma de atos concretos.
Quanto a nós, vamos sair no mundo, nesta missão de amor! Seremos simples e humildes, pois sabemos que nossos pequenos atos tocam o coração das pessoas e alegram a Deus. Nossa missão é garantir o acolhimento e inclusão radical, com justiça e paz na sociedade, que a vida e a dignidade humana sejam garantidas, principalmente nas periferias sociais existenciais, e que o cuidado com a casa comum se concretize numa realidade para que cheguemos à terra sem males.
A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Deixe um comentário