“Família é a Comunidade de Amor e de Cuidado” | Reflexão do Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre a natureza da família na Sagrada Escritura, ou seja, um grupo e pessoas que se relacionam com amor, com respeito e com cuidado onde não há lugar para a opressão ou violência.

Na primeira leitura, a sabedoria do antigo testamento nos ensina sobre honrar o pai e a mãe, mas o texto não fala desta conduta no sentido de uma obediência cega ou de uma relação opressiva do “manda quem pode e obedece quem tem juízo“, e sim, numa relação de cuidado com os membros da família que estão precisando de atenção por algum motivo. O cuidar dos membros da família não será esquecido, perdoará seus pecados e, na justiça, será sua edificação.

A segunda leitura, Paulo nos chama a construir uma relação de apoio mútuo com “sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência”. Que maravilha, quando uma família busca ser dessa forma! Deveríamos sempre nos lembrar que “o amor é o vínculo da perfeição” e que nossas famílias devem viver isso. E que sejam espaços de solicitude e respeito e não haja lugar para grosserias e intimidação!

No Evangelho, vemos uma cena desesperadora para Maria e José, quando eles não sabem onde está seu filho. Atualizando o texto evangélico para nosso tempo, me dói pensar na angústia de famílias que tem filhos ou filhas doentes ou ausentes. Muito significativa a ação de abandonar a segurança da caravana para buscar o filho perdido e a reação de felicidade ao encontrá-lo. Mesmo recriminado a arte da criança, não há espaço para a violência. Foi um ato de amor! Jesus entende a preocupação de Maria e José e segue com os dois, continuando a aprender com ambos, vivendo esse amor familiar.

Quanto a nós, saiamos ao mundo buscando cuidar de todas as famílias – principalmente nas periferias sociais existenciais, – garantindo vida digna e plena com justiça e paz, para que todas as famílias possam viver em harmonia com a Mãe Terra e que juntas cheguem na terra sem males!

A todas as pessoas que essa mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑