Epifania do Senhor: “Um anúncio de Esperança” | Reflexão com Diácono Bernardo Rangel Tura

A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre o que é anunciado ao mundo com a Encarnação de Jesus. Quando celebramos o Natal estamos diante dos votos de amor, paz e alegria; no Ano Novo desejamos paz, saúde, felicidades, porém o nascimento do Salvador nos traz uma mensagem que vai muito além disso …

Na primeira leitura, o profeta Isaías nos narra que a glória do Senhor está sobre o povo de Israel, que estava envolto em trevas. Esta é uma imagem de esperança, afinal precisamos de luz para caminhar no mundo e é por isso que a humanidade se dirige à Jerusalém em busca da Salvação. Neste ponto o que me chama atenção é que todas as pessoas serão bem-vindas nesta caminhada.

Na segunda leitura, Paulo reforça essa mensagem ao afirmar que “os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo” e o salmo nos lembra que o anúncio da Esperança é completo, que “a justiça florirá”, que ouvirá a súplica do indigente, acudirá o pobre que ninguém quer ajudar e salvará os humildes.

No Evangelho, vemos um contraste entre o rei com sede assassina de poder e os magos pagãos que buscam a Esperança. Para surpresa dos poderosos, a Salvação surge na periferia da sociedade, numa cidade considerada sem importância e me chama atenção que a estrela que os guiava some quando se aproximaram do rei poderoso e reaparece quando dele se afastam. A Salvação não se relaciona com o poder, mas com o serviço.

Quanto a nós, vamos sair ao mundo para anunciar essa Esperança de Salvação! Vamos buscar uma sociedade de amor e solidariedade, de paz e justiça, onde as pessoas sejam atendidas em suas necessidades, começando pelas periferias sociais e existenciais. Estamos falando de um mundo de amizade social e diálogo amoroso, onde todas as pessoas são acolhidas, convivem e protegem a casa comum para um dia chegarmos à Terra sem Males.

A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑