Lançamento do livro “Povos Indígenas Livres/Isolados na Amazônia e Grande Chaco”


O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança na próxima quinta-feira (13), com início às 14h (horário de Brasília), o livro “Povos Indígenas Livres/Isolados na Amazônia e Grande Chaco”. O lançamento será realizado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), e será transmitido ao vivo pelo canal de YouTube e pelo perfil do Facebook do Cimi. Na sequência haverá uma coletiva de imprensa.

Organizado por Guenter Francisco Loebens e Lino João de Oliveira Neves, o livro é uma iniciativa da Equipe de Apoio aos Povos Livres do Cimi (Eapil/Cimi), com o apoio da Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam).

O livro propõe uma abordagem ampla e diversa sobre o tema, com enfoque sul-americano. Em um contexto de crescente ameaça à vida e ao futuro dos Povos Indígenas Livres, decorrentes das políticas desenvolvimentistas adotadas em diversos países, o livro busca apresentar, atualizar e discutir os aspectos relacionados a esses povos, para visibilizar o contexto de ameaças em que vivem, estimular ações de solidariedade e políticas públicas adequadas e necessárias para a proteção de seus territórios.

A publicação também pretende ser um subsídio para a atuação das organizações indígenas e entidades indigenistas, dos organismos públicos, nacionais e internacionais, e da sociedade civil.

A Eapil/Cimi mantém uma lista independente de registros de povos indígenas em isolamento voluntário no Brasil, que é apresentada no livro. A partir de levantamentos de campo e de informações incorporadas da Funai e de outras entidades indigenistas, esta lista reúne hoje informações sobre a presença de 119 Povos Indígenas Isolados no Brasil, sendo apenas um localizado fora da Amazônia.

Colaborou: CIMI


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑