Manifesto da Pastoral da Ecologia Integral em apoio O Pe. André Luiz Teixeira de Lima

“Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo.”
(Salmo 15)

Inspirados pela Palavra de Deus, vivendo a esperança da Ressurreição e o chamado à Conversão Ecológica nesta Santa Quaresma do ano de 2025 da graça do Senhor, somos lembrados pela Campanha da Fraternidade de que Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31). Não podemos nos calar e deixar de demostrar espanto e indignação em relação aos ataques de ódio, calúnias e difamações, bem como as ameaças à integridade física dirigidas ao querido Padre André Luiz Teixeira de Lima – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monteiro em Rede de CEBs, em Guaratiba, Vicariato Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Padre André é reconhecido por seus trabalhos sociais e de atenção às populações carentes. Atua ainda pela preservação da Casa Comum em atividades da agroecologia, hortas comunitárias e reciclagem de resíduos. Aproxima-se dos fragilizados, tais como como mulheres, negros e pessoas em situação de vulnerabilidade social; organizando a Comunidade Cristã que lidera através de Comunidades Eclesiais de Base.

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese do Rio de Janeiro entende a atuação pastoral de Padre André como fundamental para a manutenção do verdadeiro Evangelho de Cristo em nossa cidade. As atividades praticadas conversam diretamente com a Ecologia Integral pregada pelo Papa Francisco em documentos como as Encíclicas Laudato Si, Laudate Deum e Fratelli Tutti. Ações como estas são as que justificam a Campanha da Fraternidade, pastorais e celebrações de nossa fé. Sem estas, nem mesmo a própria vivência eclesial faria sentido.

Infelizmente, estas práticas que por tempos indicavam a verdadeira essência cristã pregada por Jesus Cristo: “Quero a misericórdia, não o sacrifício” (Mt 12, 7), parecem incomodar aos que pretendem uma igreja moldada sob suas vontades pessoais, preferencialmente amparada em movimentos e celebrações deslocadas da realidade social, em que a maioria dos brasileiros e a mãe natureza padecem nestes tempos de consumismo desenfreado, ofensas ao bem comum, e práticas individualistas exacerbadas nas redes sociais, onde imperam o ódio e a mentira.

Padre André, o Senhor não está sozinho! Conte com nosso apoio, amizade, respeito e crença no seu jeito de ser Igreja e evangelizar, a partir do chão onde pisam os mais pobres e por isso preferidos para habitar o Reino, como benditos do Pai (Mt 25, 34).

Pastoral da Ecologia Integral
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑