“Jesus ensina que o amor é maior que a Lei” | Reflexão para o 5º Domingo da Quaresma, com Diácono Bernardo Rangel Tura

A Palavra de Deus neste domingo me fez pensar sobre a novidade radical que Jesus nos traz: o amor é maior que a Lei. É importante caminhar com a certeza de que, se queremos viver com Ele, devemos colocar a misericórdia e o amor como base de nossas decisões.

Na primeira leitura, Isaías anuncia a mensagem do Senhor: “Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis?”. Não é desejo divino ficarmos presos aos esquemas que oprimem e excluem as pessoas, tanto que anuncia um novo começo com vida plena e harmonia, inclusive com a mãe terra e suas criaturas.

Na segunda leitura, Paulo nos fala que Jesus ultrapassa tudo, tradição, regras, ritos etc., o que importa é estar unido com Ele e “não com minha justiça provindo da Lei”, pois a conversão nos leva a uma nova forma de vida.

No Evangelho, Jesus é confrontado com uma situação terrível: homens presos a uma visão antiga da Fé querem a condenação de uma mulher. Em seus corações de pedra a vida perde o valor e a opressão é tanta que levaria à morte. Frente à exigência da condenação, Jesus coloca uma nova perspectiva: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. A Lei foi superada pela misericórdia! Não são os pecados que definem as pessoas! Quantas pessoas saíram daquele lugar de morte para caminhar para uma nova vida, libertos do rigor de uma lei que oprime e mata … Uma especial reflexão deve ser feita por nós, pois Jesus – que era livre de pecado – afirma: “Eu também não te condeno”; sendo assim como podemos viver uma Fé que não nos chame à misericórdia e libertação.

Quanto a nós, vamos sair no mundo para anunciar um novo começo, onde o amor é maior que as leis, que a vida deve ser colocada em primeiro lugar – principalmente para as periferias sociais e existenciais –. Precisamos de uma sociedade onde o diálogo amoroso e o acolhimento radical sejam a regra e que possamos restaurar a harmonia com a mãe terra para chegarmos juntos na terra sem males.

A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑