O significado de alguns símbolos da Semana Santa


Ao final do tempo quaresmal, o calendário litúrgico marca o início da Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a recepção que, com ramos de oliveira e palmeiras, os seus seguidores lhe deram para reconhecê-los como o Filho de Deus. A Semana Santa termina com o Domingo de Páscoa ou Domingo de Páscoa. Nas celebrações litúrgicas e na religiosidade popular, são utilizados alguns símbolos, que é necessário conhecer para viver plenamente este tempo. Explicamos os símbolos mais importantes da Semana Santa com os quais comemoramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

1. Palmeiras e ramos são símbolos da Semana Santa que expressam vitória. Quando Jesus chegou e entrou em Jerusalém montado em um jumento, ele foi saudado por uma multidão que cantava canções e segurava palmeiras e ramos em suas mãos que acenavam e se estendiam enquanto o Filho de Deus passava para recebê-lo como o Filho de Davi. É por causa desse episódio que, em todo o mundo, no Domingo de Ramos, os fiéis levam uma palma ou um buquê para a igreja para serem abençoados na Santa Missa, e depois os levam para casa para colocá-los em um lugar especial.

2. As cores litúrgicas vermelha, branca e dourada: um dos símbolos mais importantes da Semana Santa é o vermelho, que simboliza o sangue derramado por Cristo em Sua Paixão e Morte, e é usada nos atos litúrgicos do Domingo de Ramos e da Sexta-feira Santa, dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo morre na Cruz. No domingo de Páscoa é usado o branco ou ouro em suas vestimentas.

3. sinos e matracas: durante as celebrações da Semana Santa, os sinos, como símbolo, são tocados durante o hino litúrgico do Glória da Santa Missa Crismal na Quinta-feira Santa; da Vigília Pascal na noite do Sábado Santo; e das Missas do Domingo de Páscoa. Na Quinta-feira Santa, sexta-feira e sábado, os sinos não são tocados em sinal de luto, pois são considerados instrumentos musicais festivos. É por isso que, durante esses três dias, em vez de tocar os sinos, as matracas são usadas para chamar a Santa Missa e no momento da consagração eucarística.

4. A oferta de pão e camomila é feita na Quinta-feira Santa em alguns países da América, especialmente no México. Na Quinta-feira Santa, ao saírem da missa da noite ou da Ceia do Senhor, os fiéis recebem pão abençoado e um raminho de camomila. O que significa camomila e pão abençoado? São dois símbolos da Semana Santa que têm um significado muito peculiar: o pão significa a Eucaristia, cuja instituição é celebrada naquela Missa, e o buquê de camomila significa que a Eucaristia é um remédio que cura a alma e a fortalece para a vida eterna.

5. A coroa de espinhos é um dos símbolos mais relevantes da Semana Santa, pois é uma lembrança do sofrimento e da humilhação que Jesus sofreu, depois que os soldados romanos a colocaram em sua cabeça como sinal de zombaria por se proclamar rei dos judeus.

6. Os pregos são outro dos símbolos da Semana Santa que se refere à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua morte na cruz.

7. A Cruz: a cruz é um símbolo central no cristianismo, pois representa a crucificação de Jesus Cristo, que morreu na cruz para nos redimir dos pecados. Mas a Cruz simboliza não apenas o sofrimento e a morte, mas também a promessa de vida eterna e vitória sobre o pecado e a morte, sendo um lembrete constante do amor incondicional de Deus pela humanidade.

8. Monumento Eucarístico: o monumento Eucarístico é o lugar, especialmente decorado, onde o Cibório contendo as Hóstias Consagradas é exposto para a adoração dos fiéis durante a noite de Quinta-feira Santa. Os fiéis costumam ir ao Monumento para rezar diante de Jesus-Eucaristia na chamada Visita das sete casas, um ato de piedade popular com o qual Jesus Cristo é acompanhado espiritualmente nos sete trechos do percurso que fez antes de ser condenado à morte.

9. O Círio Pascal: outro dos símbolos da Semana Santa é o Círio Pascal, que representa a ressurreição de Jesus Cristo, luz e vida do mundo; é feito de cera pura, é de cor branca e é gravado com as letras gregas Alfa e Ômega, significando que Deus é o começo e o fim de tudo. É aceso na Vigília Pascal no Sábado Santo.

10. A água batismal: durante a Vigília Pascal, a água é abençoada, os catecúmenos são batizados e os fiéis são aspergidos em memória de seu Batismo. Assim, outro dos símbolos da Semana Santa é a água benta que, além de simbolizar a vida, representa um meio de purificação com o qual os valores cristãos são renovados. As famílias costumam levá-lo para casa para borrifá-lo com esta água de Páscoa.

Fonte: Región digital


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑