Por Pe. Hermes A. Fernandes
Muito há que se dizer a respeito do novo Papa. Não será difícil encontrar na internet a biografia de Robert Prevost, eleito Papa sob o nome de Leão XIV.
Natural de Chicago, Illinois, Prevost é reconhecido por sua longa trajetória missionária na América do Sul. Ele passou mais de uma década no Peru, primeiro como missionário em Trujillo e, posteriormente, como bispo de Chiclayo, cargo que ocupou entre 2014 e 2023. Esta experiência na América do Sul foi lembrada com grande carinho em seu discurso inaugural como Papa. Carinho forte, perceptível pelo embargo de sua voz.
Poderia persistir na descrição de sua biografia. Elencar desafios e expectativas. Deixo para que outros o façam. De nossa parte, gostaria de louvar ao Altíssimo por não nos deixar órfãos por muito tempo. A rapidez do conclave foi sentida por mim como um mimo do Pai que, na Pessoa do Espírito Santo, não nos deixou por muito tempo sem o sinal da presença de seu Filho na pessoa do Sumo Pontífice, vicarius Christi. Já se fazia lancinante o sentido luto pela perda de nosso amado Papa Francisco, e a expectativa da sede vacante aumentava nossa nênia. Seja louvado o Pai, o Filho e o Divino Espírito pela vida e missão de nosso já muito amado, Papa Leão XIV!
Santo Padre, sua benção!
Deixe um comentário