O livro escrito por Pe. Antônio de Lisboa Lustosa Lopes é de suma importância para aqueles e aquelas que perseveram, ou tomam agora um primeiro conhecimento nesta Igreja dos pequeninos, as CEBs. O livro foi publicado pela Editora Santuário, em 2021. O Blog Eclesialidade e Missão apresenta esta obra para enriquecimento dos que caminham neste que é o novo-velho jeito de ser Igreja. Segue abaixo o prefácio do livro, como que uma degustação, para que – tomando contato com seu conteúdo – possam adquirir a obra e aprofundar o conhecimento e as experiências eclesiais a partir da Base.
Segue o prefácio:
“O cristianismo é fundamentalmente uma realidade comunitária desde sua divina originalidade. Como lindamente diz Leonardo Boff, “não a solidão de um, mas a comunhão de três”. e esta é a natureza da Igreja de Cristo: comunidade de irmãos que vive a experiência do amor e da solidariedade fraterna. Falar de Igreja é falar de comunidade não como uma ideia, mas como uma experiência concreta, de base.
Na tradição católica, desde os ecoares do evento conciliar do Vaticano II, emergia uma experiência tipificada como Comunidade Eclesial de Base (CEB), que ficou notoriamente conhecida como CEBs. Essa experiência avolumou-se pelo Brasil e pela América Latina a partir da década de 1970. Inclusive, tornou-se uma instituição os Encontros Intereclesiais de CEBs e outros organismos de articulação dessas comunidades.
Evidentemente que a mudança de contextos e épocas atingiu profundamente essas comunidades, de modo a fazer-se necessário uma incursão pelas formas que perduram ou pelas novas maneiras que emergiram.
O que aqui se faz é uma leitura crítica daquilo que se converteu em demonstração de discurso referente a essa experiência eclesial, com um esforço de perscrutar os discursos sentenciados e os performáticos para deslindar uma possível relação entre eles. Para isso, serão tomados como instrumental teórico elementos dos estudos pós-conciliares e descoloniais, assim como o conceito de utopia como recurso epistemológico importante para a compreensão da realidade pastoral.
Acede-se ao fato de que há um discurso sobre as CEBs e um discurso das CEBs nem sempre intercambiáveis, cuja elação ou não relação pode fazer da utopia uma ilusão transcendental. Fundamentalmente, o que se busca é compreender que o senso de realidade e a utopia são elementos importantes no entendimento das práxis das Comunidades Eclesiais de Base de ontem, hoje e de sempre.”

Pe. Antônio de Lisboa Lustosa Lopes
Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Teologia Prática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (2005) e Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2010).

Livro: Comunidades Eclesiais de Base: entre a utopia e a realidade
Autor: Pe. Antônio de Lisboa Lustosa Lopes
Editora Santuário
Publicado em 2021
Deixe um comentário