As sete palavras de Maria – sobre textos de S. Bernardino

Por Pe. Monte Alverne Queiroz Fraga

Pois se o sete, na Bíblia, indica perfeição, este é o número das palavras de Maria. As chamas do braseiro do seu coração. São lindos aspectos de seu mais puro amor que manifestam seu vulto fascinador!

Amoris separantis: Maria ao anjo objeta: “Como será isso, se não há homem algum a quem eu conheça?” Levando em conta com José seu compromisso, Maria apresenta a pureza virginal como união com Deus, no serviço radical!

Amoris transformantis: Pois se urge cumprir com total sinceridade. Conhecido o Espírito de Deus, com presteza: Ela diz: “Faça-se em mim sua santa vontade!” Responde, segura, Maria ao mensageiro Acolhendo no ventre ao Verbo por primeiro.

Amoris commmunicantis: “A Paz seja contigo!” – fórmula ritual com que Maria saudou sua prima Isabel. Mais que material, é serviço espiritual: Com o Espírito Santo filho e mãe brindou! Se João se alegra, extasiada Isabel gritou…

Amoris jubilantis: “Dar, Receber e Agradecer” – graças três são Supunham Platão e Homero haver entre nós! O Magnificat é hino de gratidão: “Engrandece minh’alma sempre ao meu Senhor, Grandes coisas em mim fez ele, o Salvador!”

Amoris saporantis: Jesus atingira a adolescência – Crescia! Seus pensamentos estavam onde o coração… “Na casa do Pai!” – onde é que mais estaria? “Por que fizeste assim?” – tal incompreensão, Maria expressa dos pais! Indica aflição…

Amoris compatientis: É a compaixão que vai impulsionar Maria No melindre do tal casamento em Caná. “É que eles não têm mais vinho!” – que se faria? Só autoridade de mãe é que adianta a Hora! Aquela intercessão que nos acode: Agora!…

Amoris consummantis: “Fazei o que diz Jesus!”, ensina a Mulher. Santidade é troféu conquistado com luta! Dar fruto permanente, como Deus requer. Chama que elevou Maria a tal perfeição… Vontade de Deus! – é total sua submissão. Mais precioso, quanto mais de ouro revestido, Seja qual foro objeto de ourivesaria… Assim o ser santo: ser de Deus infundido! Em nós se produza, por amar mais Maria, Amor maior a Jesus, sem aleivosia.

Colaborou: O Trovador de Deus


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑