A Palavra de Deus hoje nos chama a refletir sobre o que significa para nós “carregar a cruz”. Não podemos entender a cruz como a opção de suportar de forma passiva os sofrimentos da vida. A cruz não é um fardo de sofrimento, mas sinal de compromisso com o amor de Cristo. Carregá-la é escolher viver de modo novo, construindo relações fraternas e solidárias. Por isso, penso que “carregar a cruz” é a escolha de renunciar às formas ultrapassadas de relacionamento e buscar uma convivência fraterna e inclusiva com toda a criação.
Na primeira leitura, vemos que é difícil compreender os pensamentos divinos, porém seguir o Senhor não é algo irracional, pois recebemos a ajuda necessária para entender e escolher a forma de nos conduzir. A Fé não é uma aceitação cega e sim uma opção consciente.
Na segunda leitura, Paulo aproveita uma situação difícil para nos chamar a uma reflexão sobre quais são as bases de nossas relações. Parece que devemos valorizar, acima de tudo, a dignidade de cada pessoa e não a sua posição social, indo além deveríamos construir relações harmônica e recíproca com toda a Criação.
No Evangelho, Jesus no chama a uma decisão consciente e planejada. Ele nos fala da opção de seguir no anúncio do Reino de Deus e de sua Justiça, dentro de nossas possibilidades. Esta escolha implica em mudar nossos sistemas de valores e prioridades, abolindo as estruturas sociais que excluem e marginalizam e produzindo um mundo de solidariedade e amor.
Quanto a nós, vamos sair no mundo levando a nossa cruz, aquela que nos chama para cuidar das pessoas – principalmente aquelas das periferias sociais e existenciais –, a buscar paz e justiça social, para valorizar a vida e a dignidade humana. Precisamos criar uma sociedade com amizade social e diálogo amoroso e uma relação harmônica com a casa comum. Teremos várias decisões difíceis nesta jornada, mas sei que Jesus nos ajudará caminhando conosco até chegarmos na terra sem males.
A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Deixe um comentário