Carta a Frei Tibúrcio sobre o Papa Leão XIV

Reverendíssimo Abade,
Saudações em Cristo!

Tenho tanta coisa para lhe contar. São tantas novidades! Hoje, eu quero falar sobre o Papa Leão XIV. Estava lendo algumas notícias, assim como verbetes de sua biografia, e descobri que ele é mais latino do que poderíamos imaginar. Muitos falam que ele é o primeiro papa americano. Quando na verdade, ele é o primeiro papa estadunidense. Sabe, ele nasceu em Chicago, em 1955.

Neste período, a Guerra Fria assolava o mundo. A tensão entre os blocos capitalista e socialista crescia com a corrida espacial e a influência em diversas regiões do mundo, como a Guerra da Indochina. Enquanto isso, o município de Chicago, no estado de Ilinois, era um centro vibrante. Uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas. Território célebre como centro industrial, com fábricas e empresas de diversos setores. Tendo um fluxo constante de pessoas e mercadorias, atraia imigrantes e trabalhadores de todo o país. Chicago também era palco da crescente luta pelos direitos civis, com tensões raciais significativas, por conta da segregação e discriminação em áreas como moradia, educação e emprego. Crescia o número de protestos em várias áreas da cidade que buscavam igualdade e justiça para a população negra. 

Porque estou te contando tudo isso? É que descobri, em meio a muitas informações sobre a vida do Papa Leão, que sua família era formada por imigrantes. Eram pessoas livres de cor. Há uma grande miscigenação na família do Papa!

Segundo o genealogista de Nova Orleans, Jari Honora, os ancestrais maternos do Papa seriam considerados crioulos, pois faziam parte do caldeirão de culturas: francesa, espanhola, africana e indígena americana da Louisiana.

Apesar de ter nascido em Chicago, o Papa Leão XIV viveu no Peru como missionário por cerca de 30 anos. Chegou pela primeira vez ao país em 1985. Em 2015 recebeu a cidadania peruana. Trabalhou em missão em várias cidades, como Chulucanas e Trujillo, e foi bispo da diocese de Chiclayo durante os anos de 2014 a 2023. Nosso amado Papa declara ter o povo peruano em lugar especial em seu coração.

Sua saída do Peru se deu em 04 de outubro de 2023, quando o saudoso Papa Francisco o inclui entre os membros dos Dicastérios da Cúria Romana.

Após os primeiros 100 dias do papado, Papa Leão XIV demonstra que dará continuidade às reformas iniciadas por Francisco, mas com um estilo diferente, sendo mais focado em tempo e processos, com uma busca por consensos duradouros e sem rupturas.

Eu sonho que ele continue o trabalho de Francisco, aprofundando a relação da Igreja com o mundo, especialmente no que diz respeito à paz e ao diálogo inter-religioso.

Fraterno abraço,
Karina Moreti 


Nota:

“Frei Tibúrcio” é uma metáfora. Personagem fictício que simboliza todos e todas a quem a carta poderá chegar. Trata-se de uma Carta Aberta a todo Povo de Deus.


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑