A Palavra de Deus nos leva a refletir sobre quais são os reais valores de nossa vida, o que nos guia e como nos portamos no mundo. Muitas são as vozes que nos chamam para a riqueza e o poder, tornando válidos todos os meios para conseguirmos isto, mas nas leituras vemos que o caminho é outro.
Na primeira leitura, Amós adverte severamente os que oprimem os pobres e usam de qualquer meio para obter lucro, inclusive distorcem a religião em sua ganância. Tudo é desprezível para eles se comparado ao dinheiro. Se esqueceram que explorar ou oprimir as pessoas é negar a fé.
Na segunda leitura, Paulo se dirige ao seu discípulo pedindo que ele reze pelas autoridades, porém deixa claro que estas pessoas devem promover o bem comum e buscar a Salvação não só para si, mas para toda a comunidade, afinal cuidar é o modo cristão de viver no mundo.
No Evangelho, Jesus nos fala de um administrador perverso que busca o dinheiro e o poder mais que qualquer outra coisa, mesmo quando desmascarado ainda usa de subterfúgios para se dar bem. Jesus nos chama a usar também estratégias criativas, mas com outro foco, pois nosso tesouro não é o dinheiro e sim a terra sem males. Devemos usar os bens que passam para gerar o cuidado e a fraternidade e promover o bem comum. Esta é uma escolha radical, pois da mesma forma que não é possível amar e oprimir, também não se pode servir a Deus e ao dinheiro.
Quanto a nós, vamos sair no mundo para amar e cuidar tanto da mãe terra quanto das pessoas – principalmente aquelas das periferias sociais e existenciais. Devemos promover o bem comum, criar uma sociedade com justiça e paz, onde haja espaço para todas as pessoas com uma inclusão radical e sempre sendo criativos para buscar o melhor para todas as pessoas, valorizando-as mais que ao dinheiro e ao poder. Por mais longa e difícil que seja essa conduta, ela vale a pena, pois nos leva até a terra sem males.
A todas as pessoas que esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Deixe um comentário