Na bíblia, Deus oprime o ser humano obrigando-o a trabalhar?

Por Aíla Luzia Pinheiro de Andrade

Os textos bíblicos estão envolvidos no contexto da Antiguidade, quando o trabalho era ainda muito mais desgastante que hoje e, de forma geral, era visto como um fardo imposto ao ser humano pelos deuses. Contudo, a bíblia não tem, em sua totalidade, uma visão negativa sobre o trabalho. Somente em alguns textos o trabalho é visto como castigo pelo pecado de Adão. Não se trata, porém, do que diz respeito simplesmente ao trabalho, pois, conforme o relato de Gn 2,15-24, o ser humano já cuidava do jardim e o cultivava com seu trabalho. O problema, para o autor sagrado, é que a pecaminosidade afetou a terra da qual o ser humano foi formado “Maldito é o solo por causa de ti! Com sofrimentos dele te nutrirás todos os dias de tua vida” (Gn 3,17).


O Eclesiastes faz parte dos livros sapienciais, que, em sua maioria, criticam os preguiçosos e valorizam o trabalho. Algumas edições da bíblia traduzem Ecl 3,10 da seguinte forma:


“Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para que dele se ocupem”.


É um termo difícil de traduzir porque pode ser “ocupar”, “afligir”, “oprimir”, “humilhar”. No idioma original, a palavra dá a ideia de ser encurvado. O autor bíblico usa esse termo porque o trabalho na Antiguidade implicava carregar pesos, sobrecarregava as pessoas.


O que o autor de Eclesiastes está afirmando é que, se a pessoa vive só de trabalho, ela se desgasta a troco de nada porque não vive as outras experiências significativas que a vida traz. Dessa forma, o trabalho é um fardo e uma opressão, ou seja, escraviza a pessoa. E ainda há outros textos que fazem pensar sobre a função do trabalho no livro do Eclesiastes ou Qohélet: Que proveito o trabalhador tira de sua fadiga? (Ecl 3,9). É preciso ser feliz, alegrar-se e fazer o bem (Ecl 3,12), “desfrutando do produto do seu trabalho” (Ecl 2,24). E ainda, a célebre frase: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ecl 3,1). Portanto, nem sempre é tempo de trabalhar. Não somos escravos; temos uma vida para cuidar.

Colaborou: Fique Firme


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑