“Seguir Jesus é buscar a justiça integral” | Reflexão para o 33° Domingo do Tempo Comum, com Diácono Bernardo Rangel Tura

A Palavra de Deus nos chama a refletir sobre como devemos seguir Jesus. Nossa opção é sempre nos comprometer com a nossa comunidade e com a justiça, numa caminhada que é ao mesmo tempo difícil e cheia de esperança no fim da jornada.

Na primeira leitura, Malaquias nos fala do Dia do Senhor, que será a condenação dos que são soberbos e perversos, mas para as pessoas que escolheram uma vida de justiça cuidado com as periferias será um momento de grande alegria e realização, pois “nascerá o sol da justiça “. Agrada-me muito pensar que salvação se realiza na justiça, pois esta significa garantir a cada pessoa o que ela necessita.

Na segunda leitura, Paulo nos mostra uma situação muito complexa. Algumas pessoas usam desculpas para não trabalhar e se tornam motivo de discórdia e sobrecarga para a comunidade. Ele deixa claro que precisamos nos comprometer com a nossa comunidade e não com a busca de privilégios, aliás mostra – como testemunho – a sua renúncia a eles

No Evangelho, Jesus fala sobre tempos difíceis nos quais nossa fé será testada pelas dificuldades do mundo. O interessante é que Ele nos pede coragem para perseverar nesta situação e dar um testemunho de fé e de vida. Aliás, no Dia Mundial dos Pobres somos todos chamados a buscar uma sociedade que cuide de todas as populações vulneráveis, que não admite privilégios e que promova o bem comum.

Quanto a nós, vamos sair ao mundo com a certeza de que temos que nos comprometer com a justiça integral. Isto significa proteger a vida e a dignidade humana – principalmente das periferias sociais e existenciais – construir uma sociedade sem privilégios e com lugar para todas as pessoas, baseada na amizade social e com acolhimento das populações vulneráveis, sem esquecer de restaurar a convivência com a mãe terra para garantir a justiça climática e a vida nas próximas gerações. Será uma longa caminhada, mas quando raiar o Sol da justiça, estaremos na terra sem males.

A todas as pessoas que está mensagem chegar,
Beijos e bênçãos
Diácono Bernardo Tura
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑