“Precisamos caminhar em direção à terra sem males” | Reflexão para o 1º Domingo do Advento, com Diácono Bernardo Rangel Tura


A Palavra de Deus, neste Advento, nos chama a refletir sobre a nossa preparação para as realidades futuras. Isto não pode ser deixado para depois. Devemos estar atentos ao que precisamos mudar em nossas formas de agir e de pensar, pois já estamos no caminho da terra sem males.

Na primeira leitura, Isaías nos mostra a sua visão da terra sem males: todas as pessoas são bem-vindas ali, basta que tenham escolhido seguir os ensinamentos do Senhor. Estas escolhas são a chave para chegar à terra sem males, onde reinam o amor e a paz. Afinal, é preciso transformar “suas espadas em arados e suas lanças em foices”.

Na segunda leitura, Paulo nos avisa que “já é hora de despertar”. Seguir Jesus exige uma mudança ética e espiritual. Devemos deixar de lado as obras das trevas e nos deixar iluminar pelo Sol da Justiça. Seguir Jesus implica numa conversão concreta, tanto ética quanto espiritual.

No Evangelho, Jesus nos fala de uma vigilância que é preparação: é estar cada vez mais dispostos a seguir seus ensinamentos, buscando a justiça e a paz. Sua vinda não criou as diferenças, elas apenas se tornarão visíveis nesses dias. Mas, até lá, continuemos caminhando, mesmo que às vezes pareça que não estamos chegando a lugar nenhum, pois temos a certeza de que Ele nos encontrará nessa caminhada.

Quanto a nós, somos chamados a sair no mundo vigilantes, buscando oportunidades de transformar a nós mesmos e a nossa comunidade. Vamos acordar os que estão dormindo e iluminar o mundo com a Luz de Jesus. Precisamos construir uma sociedade que proteja a vida e a dignidade humana de todas as pessoas — principalmente as das periferias sociais e existenciais — e agir para criar uma sociedade justa e pacífica, livre de toda exclusão e preconceito. Precisamos restaurar nossa harmonia com a mãe terra, por meio de uma verdadeira conversão ecológica, firmando um novo pacto ético e espiritual para caminharmos até a terra sem males.

A todas as pessoas a quem esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑