“Deus se mostra para todas as pessoas” | Reflexão para a Solenidade da Epifania do Senhor, com Diácono Bernardo Rangel Tura

A palavra de Deus neste domingo nos chama a refletir sobre a quem Deus se dirige. Penso que a resposta pode surpreender algumas pessoas, mas para várias outras será algo trivial.

Na primeira leitura, Isaías nos fala sobre a Jerusalém celeste e a chegada da Glória do Senhor que a ilumina, tornando-a um destino para todas as nações. Nas trevas do mundo, a presença do Senhor é fonte de alegria e de paz para as pessoas do ocidente e do oriente.

Na segunda leitura, Paulo nos fala de uma grande revelação, que havia sido oculta das gerações passadas e dos grandes de sua época, algo que – de certa forma – era até subversiva: Deus não diferencia os judeus dos pagãos, toda as pessoas que escolhem seguir Jesus são herdeiras da mesma promessa e participam do mesmo corpo. Eu acrescento que viverá no mesmo Reino.

No Evangelho, vemos os magos chegando em Jerusalém e a estrela que os havia trazido até ali desaparece. Aqui temos uma lição: o mesmo lugar que tem a escritura que os guia até Jesus é também o lugar onde as pessoas que buscam o poder e o status vivem. Escolher uma opção te afastará da outra. Esta realidade fica clara logo em seguida, quando os grandes da religião e os poderosos do império escolhem ficar na sede de poder, enquanto os pagãos vão para Belém se encontrar com Jesus, que estará sendo saudado pelos pobres pastores. Aqui vemos a plenitude da profecia de Isaías: a Glória de Deus, despojada de riqueza ou status, é anunciada pelos anjos e é para as pessoas amadas, independente de quem sejam, pois toda a humanidade é destinatária da mesma mensagem, herdeira da mesma promessa e segue a mesma estrela, conhecendo a mesma Palavra, chegará ao mesmo destino.

Quanto a nós vamos sair no mundo para anunciar este amor que acolhe todas as pessoas – principalmente as das periferias sociais e existenciais – para criar uma nova sociedade com diálogo amoroso, baseada na justiça e na paz, onde todas as pessoas são acolhidas e incluídas. Seguiremos juntos na caminhada até a terra sem males.

A todas as pessoas a quem esta mensagem chegar,
Beijos e bênçãos,
Diácono Bernardo Tura
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑