REPAM-Brasil manifesta apoio à 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a Caminhos”

Após três dias de formação, os seminaristas que participam da 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas – “Pés a Caminhos” serão enviados em missão para diversas comunidades e paróquias nos estados do Tocantins, Pará e Mato Grosso, nas dioceses que integram o Regional Norte 3 da CNBB.

Serão sete dias de missão, vividos em proximidade com as famílias e moradores das cidades acolhedoras, fortalecendo vínculos, escuta e presença pastoral nos territórios. A REPAM-Brasil convida a todos e todas a rezarem por este tempo de graça, marcado pelo serviço, pela partilha e pelo compromisso missionário da Igreja.

Carta de apoio e reconhecimento

Em carta conjunta, a Comissão Episcopal para a Amazônia e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), juntamente com a Arquidiocese de Palmas, o Regional CNBB Norte 3, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o COMISE Brasil, expressaram “profunda alegria e reconhecimento” pela realização da experiência, realizada entre os dias 12 e 24 de janeiro, reunindo cerca de 200 seminaristas de diferentes regiões do país.

No texto, as instituições destacam que, em um tempo atravessado por múltiplas crises sociais, ambientais e políticas, iniciativas como essa são ainda mais necessárias por fortalecerem o coração missionário da Igreja e renovarem a esperança a partir do compromisso concreto com os povos e os territórios.

A carta ressalta, ainda, o significado especial dessa vivência por acontecer na região amazônica e em seus entornos, onde a missão é atravessada por desafios urgentes como a defesa da vida, a justiça socioambiental, o enfrentamento das desigualdades históricas e a valorização dos saberes e culturas locais.

As instituições parabenizam e agradecem às dioceses participantes, às equipes de coordenação e às comunidades acolhedoras, além de registrar gratidão a cada seminarista que, com fé e coragem, escolheu colocar “os pés no chão dos territórios e o coração a serviço da missão”.

Que esta experiência fortaleça caminhos vocacionais comprometidos com a vida, com os povos e com a Casa Comum, rumo a uma Igreja sinodal, profética e presente onde a vida clama.

Leia a carta na íntegra:

Colaborou: REPAM


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑