Os 9 anos da Laudato Si’ e os 800 anos do Cântico das Criaturas: um Chamado Profético e Libertador

Por Seny Felix

Dia 24.05.24 comemoramos o 9° aniversário da Encíclica Laudato Si’. Também celebramos em 2024 os 800 anos do Cântico das Criaturas, somos chamados a refletir quais progressos fizemos ao longo deste tempo. Somos convidados a um despertar profético e a viver uma espiritualidade libertadora. São Francisco de Assis, em seu Cânticos das Criaturas, não apenas admirava com passividade  a criação, mas vivia uma profunda comunhão com ela, um modelo de simplicidade e cuidado que hoje se faz urgente.

A Laudato Si é um grito que ecoa do coração da Igreja, um grito que denuncia a indiferença diante do clamor dos pobres e da Terra (Papa Francisco, 2015). O Papa Francisco nos convoca a uma conversão ecológica que é, antes de tudo, uma conversão do coração, uma mudança radical na maneira como vemos e interagimos com o mundo (Papa Francisco, 2015).

Este é um momento de vivenciar a fé em uma espiritualidade libertadora, onde esta fé não se confina às paredes de uma igreja, mas se entrelaça com a luta diária pela justiça, pela paz e pela integridade da criação. É um chamado para sermos guardiões da Terra, para que, juntos, possamos construir um futuro em que a harmonia com a criação seja o reflexo do nosso compromisso com o Evangelho e da opção preferencial pelos pobres; como nos conclamaram Puebla e Medelin. A crise atual deve nos fazer “transformar em sofrimento pessoal o que está acontecendo no mundo, e assim reconhecer a contribuição que cada um pode dar” (LS, n° 19).

O Concílio Vaticano II, na Gaudium Spens, afirmou que “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (GS 1). Essa concepção foi amadurecida ainda mais na América Latina com a opção preferencial pelos pobres, afirmada em Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007).

Que os bons ventos do Concílio Vaticano II, a memória da pessoa e dos ensinamentos de São Francisco e os ensinamentos da Laudato Si, nos inspirem a viver uma espiritualidade que não teme levantar a voz, que não se acanha diante dos poderes que devastam a Terra e marginalizam os pobres. Que possamos, com a mesma ousadia de São Francisco, cantar e viver um hino de liberdade e amor por toda a criação!

Olhando à frente: no próximo ano, celebraremos uma data significativa, a saber, o 10º aniversário da Laudato si’. A encíclica do Papa Francisco que tem sido um marco na discussão sobre o cuidado com o meio ambiente. Esta encíclica é um apelo para reconhecer a Terra como uma irmã e mãe que sofre com o uso irresponsável dos bens que Deus colocou nela (Francisco, 2015).

Em consonância com essa visão, a ecologia integral será o tema da Campanha da Fraternidade de 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31) ressaltam a necessidade de uma mudança profunda no comportamento humano em relação ao meio ambiente.

A CNBB já está preparando o terreno para essa campanha, com iniciativas como concursos para a escolha do cartaz e do hino que melhor representem o tema da ecologia integral.

Essas ações destacam a importância de uma conscientização ambiental mais profunda e de ações concretas na sociedade, conforme enfatizado na Laudato si’ (CNBB, 2024).

Referências

Francisco. (2015). Laudato si’: Sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana  – Paulinas.

CNBB. (2024). Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral. https://www.cnbb.org.br/edital-concurso-cartaz-campanha-da-fraternidade-2025/

Sobre a Autora

Seny Felix: possui licenciatura em sociologia, pós-graduação em Dimensão Social da Fé.  Membro da articulação das Pastorais da Ecologia Integral do Brasil, atuando na Pastoral da Ecologia Integral no Vicariato Jacarepaguá/RJ.


Um comentário em “Os 9 anos da Laudato Si’ e os 800 anos do Cântico das Criaturas: um Chamado Profético e Libertador

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑