É com imenso pesar que denunciamos mais um assassinato de liderança indígena no Mato Grosso do Sul. Conforme nos infirma o Conselho Indigenista Missionário, um indígena Guarani Kaiowá foi morto e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque armado ocorrido na manhã de domingo (16/11), na Terra Indígena Iguatemipeguá I, em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. A vítima fatal foi identificada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) como Vicente Fernandes Vilhalva, de 36 anos.
Aproximadamente 20 homens armados teriam saído de uma fazenda vizinha e avançado contra o território indígena, atirando repetidamente contra famílias e destruindo estruturas de moradia. O ataque ocorre semanas após a retomada, pelo povo Guarani Kaiowá, de uma área localizada dentro da terra indígena demarcada desde 2013.
O Blog Eclesialidade & Missão manifesta-se solidário ao povo Guarani Kaiowá e repudia mais este lamentável episódio de violência no campo. Não podemos nos calar diante desta barbárie e exigimos que sejam tomadas medidas legais, responsabilizando os assassinos; assim como, cobramos que sejam oferecidas medidas de segurança aos povos originários que têm sofrido repetidamente atos de violência.
Pe. Hermes A. Fernandes
Pela Equipe do Blog Eclesialidade e Missão
É uma vergonha o que vem acontecendo no Brasil.
Lembro-me que quando da posse do presidente Lula, ele subiu a rampa abraçado a representantes das minorias em nosso país. Era de se esperar que seu governo tivesse real compromisso com estas minorias. Todavia, minha esperança se frustra a cada notícia de violência no campo, da eminência de se explorar petróleo na Amazônia, entre outras “ressacas” da mentalidade capital, obcecada pelo lucro, que agride vidas humanas e toda a Casa Comum. A violência contra os povos originários continua, as agressões ao meio ambiente, também. Mesmo em tempos de COP 30.
Nós, comunidades eclesiais, não podemos deixar a profecia. Seja por medo, comodismo, subserviência. Somos comprometidos com os valores do Evangelho e, por isso, nos levantamos sempre que a vida se fizer ameaçada! Independente de quem esteja no poder. Nosso compromisso é com a vida, não com legendas partidárias.
CurtirCurtir