Reflexão para Segunda-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

A graça que nos salva e a riqueza que nos divide: da vida nova em Cristo à partilha dos bens

Por Pe. Hermes A. Fernandes

1. Introdução: uma fé que transforma a vida

As leituras da Liturgia Eucarística desta segunda-feira da 29ª Semana do Tempo Comum nos convidam a refletir sobre duas realidades profundamente relacionadas: a graça de Deus, que nos concede vida nova em Jesus Cristo, e o perigo de uma existência dominada pelo egoísmo e pelo acúmulo de riquezas. Em Efésios 2,1-10, encontramos a proclamação de que somos salvos pela graça e chamados a realizar boas obras. Em Lucas 12,13-21, Jesus denuncia a ilusão de quem deposita sua segurança na abundância dos bens materiais, esquecendo-se de Deus e dos irmãos.

À luz da Teologia Latino-americana, esses textos ultrapassam o âmbito de uma espiritualidade meramente individual. Eles nos interpelam diante da fome, do desemprego, da falta de moradia, da concentração de renda, da violência e da exclusão social que atingem milhões de pessoas. Nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a Palavra de Deus é acolhida como fonte de conversão pessoal e comunitária, mas também como força profética que impulsiona a transformação das estruturas injustas.

A pergunta que orienta nossa reflexão é esta: de que adianta professar que fomos salvos pela graça de Deus se permanecemos indiferentes à vida ameaçada dos pobres?

2. Efésios 2,1-10: salvos pela graça e criados para o bem

A Carta aos Efésios apresenta uma profunda reflexão sobre a passagem da morte para a vida em Cristo. O texto começa recordando que os seres humanos estavam mortos por causa de suas faltas e pecados (Ef 2,1-3). Essa morte não deve ser compreendida apenas como uma realidade posterior à existência terrena, mas como uma condição que compromete a relação com Deus, com o próximo e com a própria criação.

O autor menciona os caminhos de uma sociedade submetida a poderes que afastam as pessoas da vontade divina. A expressão referente ao “espírito que agora atua nos que são desobedientes” (Ef 2,2) pode ser compreendida no contexto de forças que orientam a existência para a desobediência a Deus. Na perspectiva latino-americana, podemos reconhecer, por analogia pastoral, como estruturas de pecado a idolatria do dinheiro, o consumismo, o racismo, o machismo e sistemas econômicos que tratam a vida humana como mercadoria.

O centro da passagem, entretanto, está na afirmação: “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos a vida juntamente com Cristo” (Ef 2,4-5). A iniciativa pertence a Deus. Não conquistamos a salvação por nossos méritos, títulos ou prestígio social. É a misericórdia divina que nos alcança e nos oferece uma existência renovada.

O versículo 8 explicita essa convicção: somos salvos pela graça, mediante a fé. Essa afirmação não significa que as obras sejam irrelevantes ou que a fé possa permanecer indiferente diante do sofrimento humano. Pelo contrário, Efésios 2,10 declara que somos criaturas de Deus, criadas em Cristo Jesus para as boas obras, preparadas por Deus para que nelas caminhemos.

Existe, portanto, uma relação inseparável entre a gratuidade da salvação e a responsabilidade de uma vida transformada. As boas obras não compram a graça, mas expressam seus frutos. A fé verdadeira não se reduz a práticas religiosas, orações ou declarações doutrinais: ela se manifesta na caridade, na justiça, na solidariedade e na defesa da dignidade humana.

Essa compreensão encontra eco na tradição da Igreja latino-americana, especialmente na opção preferencial pelos pobres. A graça nos liberta da pretensão de salvar a nós mesmos e nos abre à experiência de reconhecer Cristo naqueles cuja vida é ameaçada. Os pobres não são objetos de nossa generosidade, mas pessoas dotadas de dignidade, protagonistas de sua história e sujeitos da evangelização.

Nas CEBs, essa passagem ilumina uma espiritualidade que une oração, leitura popular da Bíblia e compromisso social. Ao contemplar o Deus rico em misericórdia, a comunidade é chamada a se tornar sinal concreto dessa misericórdia, promovendo iniciativas que enfrentem a fome, acolham famílias vulneráveis, defendam trabalhadores e protejam pessoas discriminadas.

A salvação recebida gratuitamente torna-se, assim, missão: viver em Cristo é colaborar para que outros também tenham vida digna.

3. Lucas 12,13-21: a ilusão da riqueza acumulada

O Evangelho começa com uma pessoa da multidão que pede a Jesus que intervenha numa disputa por herança. A questão parece estritamente familiar e jurídica, mas Jesus aproveita a ocasião para apresentar um ensinamento fundamental: “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lc 12,15).

No contexto judaico do primeiro século, a herança estava ligada à sobrevivência familiar, à posse da terra e à continuidade econômica das gerações. A intervenção de Jesus não significa que as disputas por direitos materiais sejam irrelevantes ou que a justiça deva ser abandonada. Ele desloca o foco para uma questão mais profunda: qual é o lugar dos bens materiais na existência humana?

A parábola apresenta um homem cuja terra produz uma colheita abundante. Diante da prosperidade, ele decide construir celeiros maiores para armazenar tudo o que possui. A narrativa chama a atenção pela repetição de referências à primeira pessoa: meus frutos, meus celeiros, meu trigo, meus bens e minha vida. O agricultor vive fechado em si mesmo, como se a abundância fosse exclusivamente resultado de sua iniciativa e pudesse garantir-lhe o futuro.

Não há, na parábola, referência à partilha com trabalhadores, vizinhos ou pessoas necessitadas. A riqueza torna-se instrumento de autossuficiência. O problema não está simplesmente em possuir bens, mas em transformar a posse e o acúmulo em fundamento da segurança e finalidade da vida.

A palavra divina — “Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida” (Lc 12,20) — revela a fragilidade dessa falsa segurança. A morte interrompe os projetos do proprietário e expõe a pergunta decisiva: para quem ficará aquilo que foi acumulado? Jesus conclui afirmando que é insensato ajuntar tesouros para si mesmo sem se tornar rico diante de Deus.

A expressão “rico diante de Deus” aponta para outra lógica de existência. Na perspectiva do Reino, a riqueza não se mede apenas pelo patrimônio individual, mas pela capacidade de amar, partilhar e contribuir para que todos tenham vida digna.

A Teologia Latino-americana ajuda a aprofundar essa denúncia ao distinguir a pobreza imposta pela injustiça da liberdade evangélica diante dos bens. A primeira é uma realidade que precisa ser combatida; a segunda é o desprendimento que permite colocar os recursos a serviço da vida. Não se trata de romantizar a miséria nem de condenar indistintamente quem possui bens, mas de questionar uma sociedade na qual alguns acumulam muito enquanto outros não dispõem do necessário para sobreviver.

No Brasil, a parábola interpela a concentração de terras e riquezas, a precarização do trabalho, a insegurança alimentar e a falta de moradia. Quando alimentos são desperdiçados enquanto famílias passam fome, ou quando a especulação transforma a moradia em privilégio inacessível, a pergunta de Jesus continua atual: de que vale acumular se a vida dos irmãos permanece ameaçada?

A crítica evangélica também alcança a comunidade cristã quando suas estruturas e prioridades favorecem o prestígio, o patrimônio e a manutenção institucional, mas deixam em segundo plano os pobres. Uma Igreja fiel a Jesus não pode limitar-se a oferecer assistência ocasional; deve também discernir as causas da exclusão e colaborar para superá-las.

4. As CEBs: da Eucaristia à solidariedade transformadora

A aproximação entre Efésios 2,1-10 e Lucas 12,13-21 ilumina a missão das Comunidades Eclesiais de Base. A primeira leitura anuncia que a vida nova é dom da graça; o Evangelho mostra que essa vida não combina com a idolatria da riqueza. A graça recebida nos liberta do egoísmo e nos envia ao encontro daqueles cuja dignidade é negada.

Nas CEBs, a leitura popular da Bíblia permite que a Palavra seja confrontada com a realidade concreta das comunidades. A Bíblia é lida, rezada, estudada e celebrada em diálogo com a experiência do povo, reconhecendo-se nos pobres e excluídos os rostos que interpelam a consciência cristã. Essa prática não substitui a exegese, mas favorece uma interpretação que relaciona o sentido dos textos à vida e à missão.

A ação pastoral inspirada nessas leituras pode concretizar-se em diferentes iniciativas:

  • Combater a fome e a insegurança alimentar: organizar redes de solidariedade, cozinhas comunitárias, hortas coletivas e iniciativas de economia solidária, sem reduzir a ação da Igreja ao assistencialismo.
  • Defender a dignidade do trabalho: apoiar trabalhadores precarizados, promover a formação sobre direitos sociais e fortalecer iniciativas comunitárias de geração de renda.
  • Enfrentar a exclusão habitacional: articular ações em favor do direito à moradia, do acesso aos serviços públicos e da proteção de famílias ameaçadas por despejos e remoções injustas.
  • Fortalecer a participação popular: promover rodas de conversa, formação bíblica e cidadã, participação nos conselhos de políticas públicas e diálogo com movimentos populares comprometidos com os direitos humanos.
  • Cuidar da Casa Comum: defender os territórios ameaçados pela mineração predatória, pelo desmatamento e pela contaminação ambiental, escutando especialmente povos indígenas, comunidades quilombolas, camponeses e populações periféricas.
  • Rever a administração dos bens eclesiais: avaliar se os recursos, os espaços e as estruturas paroquiais estão efetivamente a serviço da evangelização, da acolhida e da promoção humana.

Essas ações precisam nascer da escuta das próprias comunidades. Os pobres não devem ser tratados como destinatários passivos de projetos elaborados sem sua participação. São sujeitos de direitos, portadores de saberes e protagonistas da construção de alternativas sociais.

A celebração eucarística encontra aqui uma exigência profunda. O pão repartido sobre o altar deve nos educar para a partilha do pão cotidiano. Não há coerência em comungar o Corpo de Cristo e ignorar os corpos feridos pela fome, pela violência, pelo racismo e pela exclusão. A Eucaristia não se confunde com um projeto político específico, mas compromete os cristãos com a justiça, a fraternidade e a defesa da vida, valores constitutivos do Evangelho.

5. Conclusão: a verdadeira riqueza é gerar vida

A Liturgia Eucarística desta segunda-feira da 29ª Semana do Tempo Comum nos recorda que Deus nos concede gratuitamente a vida em Cristo e nos chama a produzir frutos de amor e justiça. Efésios 2,1-10 impede que transformemos a salvação em conquista individual; Lucas 12,13-21 impede que confundamos prosperidade material com plenitude humana.

A graça não nos torna indiferentes à história: ela nos transforma em colaboradores da obra de Deus. Por isso, a conversão cristã envolve tanto o coração de cada pessoa quanto as relações sociais que produzem privilégios e exclusões.

As Comunidades Eclesiais de Base são chamadas a testemunhar essa conversão por meio de uma espiritualidade encarnada, da leitura comunitária da Palavra e do compromisso profético com os pobres. À luz de Jesus, a verdadeira riqueza não consiste em construir celeiros cada vez maiores, mas em criar condições para que ninguém seja privado do pão, da terra, do trabalho, da moradia e da dignidade.

Ser rico diante de Deus é fazer da própria vida um dom, dos bens instrumentos de partilha e da fé uma força concreta de libertação. É assim que a graça recebida se transforma em missão e que a Eucaristia celebrada se prolonga na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus entre nós.


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑