Reflexão para Sábado da 29ª Semana do Tempo Comum

Uma Igreja que amadurece na unidade e produz frutos de justiça

Por Pe. Hermes A. Fernandes

1. Introdução: dons a serviço da vida e conversão que produz frutos

As leituras da Liturgia Eucarística do sábado da 29ª Semana do Tempo Comum nos convidam a refletir sobre a maturidade da comunidade cristã e a urgência da conversão. Na Carta aos Efésios, encontramos a imagem de uma Igreja que cresce como Corpo de Cristo, na qual cada pessoa recebe dons para contribuir com a edificação de todos. No Evangelho de Lucas, Jesus questiona interpretações religiosas que associam o sofrimento à culpa pessoal e conta a parábola da figueira estéril, convidando seus ouvintes à conversão e à produção de frutos.

À luz da Teologia Latino-americana e da experiência das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), essas passagens nos ajudam a compreender que a fé cristã não pode permanecer restrita à dimensão individual ou à prática religiosa desligada da realidade. Os dons recebidos de Deus devem ser colocados a serviço da comunidade, enquanto a conversão precisa manifestar-se em atitudes concretas de solidariedade, justiça e compromisso com os pobres, marginalizados e excluídos.

A Igreja é chamada a amadurecer na fé, mas esse crescimento não se mede pelo prestígio de suas estruturas, pela suntuosidade de seus espaços ou pela quantidade de atividades realizadas. Seu verdadeiro amadurecimento se manifesta na fidelidade a Jesus, na defesa da dignidade humana e na capacidade de produzir frutos que transformem a vida do povo.

2. Efésios 4,7-16: os dons do Espírito e a edificação do Corpo de Cristo

A Carta aos Efésios apresenta a diversidade de dons concedidos por Cristo à comunidade. O texto afirma que a graça foi dada a cada pessoa segundo a medida do dom de Cristo (Ef 4,7). A expressão evidencia que a vida eclesial não se constrói pela uniformidade, mas pela participação de pessoas com vocações, capacidades e responsabilidades diferentes.

Nos versículos 11 e 12, são mencionados apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Essas funções existem para preparar os santos para o serviço e para a edificação do Corpo de Cristo. Portanto, os ministérios não devem ser compreendidos como privilégios destinados a colocar alguns cristãos acima dos demais, mas como serviços que favorecem o crescimento de toda a comunidade.

A finalidade desse processo é alcançar a unidade da fé, o conhecimento de Cristo e a maturidade cristã. O autor utiliza a imagem do corpo humano para mostrar que a comunidade precisa crescer de maneira articulada, sem permanecer infantilizada ou submetida a discursos enganosos. No versículo 15, o crescimento acontece quando a verdade é praticada no amor; no versículo 16, o Corpo cresce quando cada membro realiza sua função e contribui para a edificação comum.

Essa perspectiva oferece importantes critérios para a organização pastoral das CEBs. Uma comunidade amadurece quando seus membros deixam de ser meros espectadores da vida eclesial e assumem a responsabilidade de anunciar a Palavra, celebrar a fé, cuidar dos enfermos, acompanhar as famílias vulneráveis e participar da transformação da sociedade.

A Teologia Latino-americana ajuda a perceber que a diversidade de dons deve estar ligada à opção preferencial pelos pobres. O ministério pastoral não se realiza plenamente quando se limita à manutenção de estruturas religiosas, mas quando promove a participação do povo, fortalece sua consciência crítica e se coloca a serviço da vida ameaçada.

Nas CEBs, essa visão se concretiza por meio da Leitura Popular da Bíblia, da formação de lideranças comunitárias, da atuação das pastorais sociais e da articulação com organizações comprometidas com a justiça. Mulheres, jovens, trabalhadores, indígenas, quilombolas e moradores das periferias não são apenas destinatários da ação evangelizadora: são sujeitos da missão e portadores de dons fundamentais para a Igreja.

A unidade do Corpo de Cristo, portanto, não significa silenciar as diferenças ou impedir a participação crítica. Uma comunidade verdadeiramente unida aprende a escutar, dialogar, discernir e enfrentar aquilo que ameaça a dignidade humana. Crescer em Cristo significa superar o individualismo, rejeitar a manipulação religiosa e construir relações fundamentadas na verdade, no amor e na corresponsabilidade.

3. Lucas 13,1-9: o sofrimento não é castigo e a conversão exige frutos

No Evangelho, algumas pessoas relatam a Jesus a morte de galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com o de seus sacrifícios. O episódio evoca a violência exercida pelo poder romano e a vulnerabilidade de pessoas submetidas à dominação política. Jesus também recorda a tragédia da torre de Siloé, que matou dezoito pessoas.

A questão central é a interpretação do sofrimento. Na mentalidade religiosa de determinados grupos, tragédias e doenças podiam ser associadas a pecados pessoais ou a castigos divinos. Jesus rejeita essa relação automática: as vítimas não eram mais pecadoras do que as demais pessoas. Assim, impede que o sofrimento seja utilizado para culpar quem já está ferido pela dor.

Essa mensagem permanece necessária. Ainda hoje, pessoas em situação de pobreza, vítimas de desastres, famílias atingidas pela violência e trabalhadores submetidos à exploração são, por vezes, responsabilizados pela própria condição, como se a miséria fosse sinal de falta de fé ou de punição divina. A leitura do Evangelho nos leva a rejeitar essa espiritualidade que culpabiliza as vítimas e encobre as responsabilidades humanas e sociais.

A Teologia Latino-americana convida a reconhecer que muitos sofrimentos não resultam de escolhas individuais, mas de estruturas injustas, da concentração de riquezas, do racismo, da violência de gênero, da precarização do trabalho e da destruição ambiental. A fé cristã não oferece uma explicação simplista para cada tragédia; chama-nos a acolher quem sofre, discernir as causas da injustiça e trabalhar para que a vida seja protegida.

Quando Jesus repete o apelo à conversão, não está afirmando que as vítimas das tragédias precisavam arrepender-se para evitar a morte. O chamado dirige-se aos ouvintes: todos precisam rever a própria vida diante da urgência do Reino. A conversão implica abandonar caminhos que produzem morte e assumir atitudes coerentes com a justiça, a misericórdia e a fraternidade.

Na sequência, Jesus conta a parábola da figueira plantada na vinha. O proprietário procura frutos, mas não os encontra, e decide mandar cortar a árvore. O agricultor, porém, pede mais tempo para cuidar dela, revolver a terra e colocar adubo. A parábola reúne advertência e esperança: a vida não pode permanecer indefinidamente estéril, mas ainda existe oportunidade para mudar.

A figueira pode ser compreendida, no contexto da narrativa, como uma imagem que questiona a falta de resposta aos apelos de Deus. Não convém, entretanto, transformá-la em instrumento de condenação de pessoas pobres ou fragilizadas. A pergunta pastoral deve alcançar também nossas comunidades e instituições: que frutos estamos produzindo? A quem nossa ação beneficia? Estamos contribuindo para libertar as pessoas ou apenas administrando as consequências da exclusão?

A paciência do agricultor representa o cuidado que oferece condições para a transformação. Pastoralmente, isso significa acompanhar as pessoas, investir em formação, criar oportunidades de participação e enfrentar os obstáculos que impedem o florescimento da vida. A esperança cristã não é acomodação: é confiança que trabalha para que novos frutos apareçam.

4. As CEBs e a conversão pastoral: produzir frutos de justiça

As duas leituras se encontram em um ponto fundamental: a comunidade cristã é chamada a crescer e a produzir frutos. Os dons recebidos devem edificar o Corpo de Cristo, e a conversão precisa tornar-se visível nas relações humanas e nas estruturas sociais.

As CEBs podem assumir esse compromisso por meio de ações pastorais concretas:

  • Fortalecer a formação bíblica: reunir a comunidade para ler a Palavra a partir da realidade, relacionando o Evangelho com os sofrimentos, as esperanças e as lutas do povo.
  • Promover a solidariedade organizada: desenvolver iniciativas de combate à fome, apoio às famílias sem moradia adequada e acompanhamento de pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade.
  • Defender os direitos humanos: articular-se com pastorais sociais e movimentos populares na proteção de trabalhadores, mulheres vítimas de violência, povos indígenas, comunidades quilombolas e populações periféricas.
  • Ampliar a participação eclesial: reconhecer os dons de leigos e leigas, especialmente dos pobres, das mulheres e dos jovens, garantindo-lhes espaço efetivo nas decisões e nos ministérios comunitários.
  • Cuidar da Casa Comum: promover a educação ambiental e defender territórios, águas e comunidades ameaçadas por atividades econômicas predatórias.

Essas iniciativas não substituem a oração, a celebração da Eucaristia ou a vida sacramental. São expressões da fé que se torna serviço. Na mesa eucarística, a comunidade celebra a entrega de Cristo e é enviada a reconhecer sua presença nos irmãos e irmãs que sofrem, assumindo a defesa da vida como dimensão inseparável da missão evangelizadora.

A conversão pastoral também exige que a Igreja examine suas próprias práticas. Uma comunidade que proclama a fraternidade, mas exclui os pobres de suas decisões, precisa mudar. Uma pastoral que fala de misericórdia, mas se omite diante da violência e da injustiça, precisa produzir novos frutos. E uma Igreja que deseja crescer deve oferecer condições para que todos os seus membros contribuam com os dons que receberam.

5. Conclusão: uma Igreja que cresce servindo e transforma a realidade

Efésios 4,7-16 apresenta a comunidade como Corpo de Cristo, chamado a amadurecer pela participação de todos. Lucas 13,1-9 recorda que o sofrimento não deve ser atribuído automaticamente à culpa das vítimas e que a conversão precisa produzir frutos concretos.

À luz da Teologia Latino-americana, essas leituras convocam as CEBs a construir uma Igreja participativa, profética e comprometida com os pobres, marginalizados e excluídos de ontem e de hoje. Os dons se tornam fecundos quando estão a serviço da vida; a conversão se torna autêntica quando transforma relações e práticas; e a esperança se torna testemunho quando sustenta a luta por uma sociedade mais justa.

Nesta celebração eucarística do sábado da 29ª Semana do Tempo Comum, somos convidados a perguntar: nossos dons estão edificando a comunidade? Nossa fé está produzindo frutos de justiça? Temos cuidado das pessoas e das comunidades feridas, oferecendo-lhes condições para viver com dignidade?

Que o Espírito Santo fortaleça nossas comunidades para crescerem na verdade e no amor, acolherem a diversidade e produzirem frutos de solidariedade, justiça e libertação. Assim, a Igreja será sinal do Reino de Deus, não porque se considera perfeita, mas porque aceita continuamente o chamado à conversão e se coloca a serviço da vida.

Uma comunidade cristã amadurece quando seus dons se tornam serviço e sua fé produz frutos de justiça, solidariedade e libertação.


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑