Reflexão para Terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

O amor que serve e o Reino que cresce: a Igreja como comunidade de cuidado, justiça e esperança

Por Pe. Hermes A. Fernandes

1. Introdução: o Evangelho transforma as relações e faz germinar a esperança

A Liturgia Eucarística da terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum nos convida a contemplar duas imagens profundamente ligadas entre si: o amor que se manifesta no cuidado mútuo e o Reino de Deus que cresce discretamente, como uma semente de mostarda ou o fermento misturado à farinha. Em Efésios 5,21-33, encontramos uma reflexão sobre as relações familiares, o matrimônio e a entrega amorosa; em Lucas 13,18-21, Jesus revela a força transformadora do Reino por meio de pequenas realidades que, embora pareçam insignificantes, são capazes de modificar toda a existência.

A partir de uma análise teológica e à luz da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), essas leituras nos ajudam a compreender que a fé cristã não pode ser reduzida a práticas religiosas desvinculadas da vida. O encontro com Deus deve produzir relações de fraternidade, superar estruturas de dominação e fortalecer a esperança dos pobres, marginalizados e excluídos. A Igreja é chamada a ser sinal desse Reino quando acolhe os feridos da história, promove a dignidade humana e transforma a solidariedade em compromisso concreto.

2. Efésios 5,21-33: o amor que rompe com a dominação

A Carta aos Efésios apresenta uma reflexão sobre a vida cristã no contexto do mundo greco-romano, marcado por estruturas familiares patriarcais. Naquele ambiente, o homem exercia amplos poderes sobre a esposa, os filhos e os demais integrantes da casa. É nesse contexto que devemos interpretar a exortação dirigida aos esposos e às esposas.

A passagem começa com uma afirmação fundamental: “Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5,21). Esse versículo é decisivo para a compreensão do texto inteiro. Antes de tratar das responsabilidades conjugais, o autor estabelece a reciprocidade como princípio da vida comunitária. A submissão cristã não pode ser interpretada como autorização para a violência, a humilhação ou a anulação de uma pessoa pela outra. O horizonte é a relação com Cristo, que se manifesta no serviço, na entrega e no amor.

O texto utiliza a imagem de Cristo como cabeça da Igreja e apresenta o amor de Cristo, que se entrega por ela, como modelo para os esposos. A linguagem da cabeça e do corpo pertence ao universo simbólico da época, mas precisa ser lida à luz do conjunto da passagem: Cristo não domina a Igreja para satisfazer interesses próprios; ele se entrega para lhe comunicar vida. Por isso, o centro da comparação não é o poder masculino, mas o amor que assume a forma do dom de si.

A exortação “maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5,25) confere ao amor conjugal uma exigência radical. Amar significa cuidar, respeitar, proteger e reconhecer a dignidade da outra pessoa. Não há legitimidade cristã para utilizar esse texto a fim de justificar o machismo, a violência doméstica ou a submissão forçada das mulheres. Tais práticas contradizem o amor de Cristo, que promove a vida e não oprime.

A tradição patrística oferece contribuições importantes para essa leitura. São João Crisóstomo, em suas homilias sobre Efésios, insiste na responsabilidade do marido de amar a esposa com uma entrega que não busca dominar, mas servir. Sua interpretação valoriza a dimensão sacrificial do amor conjugal. Embora os Padres da Igreja também tenham refletido dentro dos limites culturais de suas épocas, encontramos nessa tradição um princípio fecundo: a autoridade cristã perde seu sentido quando se separa do amor e do serviço.

A Teologia Latino-americana amplia essa reflexão ao perguntar como as relações humanas são afetadas pelas estruturas de injustiça. A violência contra as mulheres, a desigualdade salarial, a sobrecarga do trabalho doméstico, o abandono das mães solo e a precariedade enfrentada por inúmeras famílias revelam que o amor precisa tornar-se compromisso social. Não basta proclamar a família como valor cristão se não defendemos as condições concretas para que todas as famílias vivam com dignidade.

Nas CEBs, essa Palavra deve inspirar uma pastoral familiar que acolha sem discriminação, previna a violência, acompanhe as famílias em situação de vulnerabilidade e promova relações baseadas na reciprocidade. O lar cristão não é espaço de autoritarismo, mas lugar de cuidado, diálogo, corresponsabilidade e respeito à dignidade de cada pessoa.

3. Lucas 13,18-21: a força transformadora do Reino de Deus

O Evangelho de Lucas apresenta duas parábolas pronunciadas por Jesus: a semente de mostarda e o fermento na massa. Ambas respondem à pergunta sobre a natureza do Reino de Deus e revelam uma lógica diferente daquela dos poderes humanos. Enquanto os impérios procuram demonstrar sua grandeza por meio da força, da riqueza e da dominação, o Reino começa pequeno e cresce pela força transformadora da ação divina.

A semente de mostarda, plantada na horta, cresce e se torna abrigo para as aves do céu. A imagem evoca também tradições proféticas do Primeiro Testamento, como Ezequiel 17,22-24, nas quais a árvore representa um reino capaz de oferecer abrigo. Na parábola de Jesus, o Reino não se manifesta inicialmente por grandes demonstrações de poder, mas pela pequenez de uma semente que contém uma força de crescimento.

São Cirilo de Alexandria interpretou essa parábola destacando a expansão do anúncio do Evangelho: aquilo que começou com um pequeno grupo de discípulos alcançou povos e nações. São João Crisóstomo, ao comentar a passagem paralela de Mateus 13, ressaltou o contraste entre a fragilidade inicial dos discípulos e a extraordinária expansão do Evangelho.

Essas interpretações patrísticas nos ajudam a reconhecer que a ação de Deus não depende da força aparente de seus instrumentos. Entretanto, a Leitura Popular da Bíblia acrescenta uma pergunta fundamental: quem encontra abrigo nos ramos dessa árvore? Se o Reino de Deus acolhe, a Igreja precisa tornar-se espaço de proteção para aqueles que a sociedade expulsa ou abandona: pessoas em situação de rua, trabalhadores sem direitos, famílias ameaçadas por despejos, povos indígenas, comunidades quilombolas, migrantes, pessoas com deficiência e vítimas de discriminação.

A segunda parábola apresenta uma mulher que mistura fermento em três medidas de farinha, até que toda a massa fique levedada. A imagem nasce do cotidiano doméstico e reconhece a importância de um trabalho frequentemente realizado por mulheres. O fermento age discretamente, mas transforma toda a massa. Assim também acontece com o Reino: sua presença pode começar em iniciativas pequenas, sem visibilidade pública, mas capazes de modificar profundamente as relações sociais.

A mulher não aparece como personagem secundária, sem importância. É ela quem realiza a ação decisiva da parábola. Essa presença permite refletir sobre a contribuição das mulheres na história da salvação e na vida das comunidades cristãs, especialmente nas CEBs, onde tantas mulheres sustentam a oração, a catequese, a solidariedade, a organização popular e a defesa da vida, embora nem sempre recebam o devido reconhecimento.

Na perspectiva da Teologia Latino-americana, o fermento pode ser compreendido pastoralmente como a presença transformadora do Evangelho nas estruturas da sociedade. Não se trata apenas de converter individualmente os corações, mas de contribuir para a superação da fome, do racismo, da violência, da desigualdade e da destruição ambiental. O Reino não se identifica plenamente com nenhum projeto político ou instituição humana, mas interpela todas as estruturas que negam a dignidade dos filhos e filhas de Deus.

4. As CEBs como sementes e fermento do Reino

As duas leituras convergem numa mesma exigência: o amor cristão precisa produzir transformação concreta. Efésios apresenta o amor que se entrega e constrói relações de reciprocidade; Lucas revela um Reino que cresce discretamente e modifica a realidade por dentro. Juntas, essas passagens oferecem às Comunidades Eclesiais de Base um horizonte de espiritualidade, organização comunitária e compromisso profético.

As CEBs são sementes do Reino quando promovem a Leitura Popular da Bíblia, a participação dos leigos e leigas, a corresponsabilidade e a formação de comunidades acolhedoras. São fermento quando sua fé se traduz em iniciativas que enfrentam as causas da pobreza e defendem os direitos dos mais vulneráveis.

Essa missão pode concretizar-se em ações pastorais como:

  • Na vida familiar: promover relações igualitárias, prevenir a violência doméstica e acompanhar famílias em situações de vulnerabilidade, sem culpabilizar as vítimas.
  • Na defesa da vida: organizar redes comunitárias de solidariedade, apoio alimentar, cuidado com idosos, pessoas enfermas e famílias sem moradia.
  • Na formação bíblica: realizar círculos de leitura e reflexão que relacionem a Palavra de Deus com as condições reais de vida do povo, discernindo os sinais do Reino.
  • Na transformação social: fortalecer a participação popular, a defesa dos direitos humanos, a luta contra o racismo e a violência e o apoio aos trabalhadores e comunidades ameaçadas.
  • Na ecologia integral: defender os territórios, as águas, as florestas e as populações atingidas pela mineração, pelo desmatamento e por outros projetos que destroem a Casa Comum.

Essas ações não substituem a oração, a celebração dos sacramentos ou a vida espiritual. Pelo contrário, manifestam sua fecundidade. A Eucaristia, centro da vida cristã, reúne a comunidade em torno de Cristo e a envia a reconhecer sua presença nos pobres e sofredores. A mesa do Senhor exige coerência com a construção de uma sociedade em que ninguém seja privado do pão, da dignidade e da esperança.

5. Conclusão: amar como Cristo e transformar como o fermento

A Liturgia Eucarística desta terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum nos recorda que o Reino de Deus não cresce mediante a imposição, o autoritarismo ou a ostentação religiosa. Ele se manifesta no amor que serve, nas relações que respeitam a dignidade humana e nas pequenas iniciativas que transformam a vida coletiva.

A tradição patrística ajuda-nos a contemplar a força do Evangelho e a radicalidade do amor de Cristo. A Teologia Latino-americana nos convoca a reconhecer que esse amor precisa alcançar as realidades concretas de opressão, exclusão e sofrimento. As CEBs, por sua vez, são chamadas a unir contemplação e compromisso, Palavra e vida, Eucaristia e solidariedade.

Ser Igreja, portanto, significa cultivar sementes de esperança onde a sociedade semeia abandono e ser fermento de justiça onde a desigualdade parece imutável. Significa também compreender que a identidade cristã só é fiel ao Evangelho quando se converte em serviço, e que a verdadeira grandeza da comunidade não se mede por seus bens ou prestígio, mas pela capacidade de acolher, cuidar e defender os pequenos.

Onde existe amor que promove a vida, solidariedade que enfrenta a injustiça e comunidade que não abandona os pobres, ali o Reino de Deus já começa a crescer. É essa a missão que a Palavra nos confia e que a Eucaristia nos envia a realizar no cotidiano da história.


Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑